Rede de Atenção às Urgências e Emergências É constituída pela Promoção, Prevenção e Vigilância em Saúde; Atenção Básica; SAMU 192; Sala de Estabilização; Força Nacional do SUS; UPA 24h; Unidades Hospitalares e Atenção Domiciliar.
Sendo considerada uma emergência condições que impliquem sofrimento intenso ou risco iminente de morte exigindo, portanto, tratamento médico imediato. E urgência uma ocorrência imprevista com ou sem risco potencial à vida, onde o indivíduo necessita de assistência médica imediata.
O principal objetivo dos primeiros socorros é salvar vidas. É proteger a vítima contra maiores danos, até a chegada do atendimento especializado. Imprevistos acontecem a todo instante e sempre corremos o risco de sofrer ou presenciar algum tipo de acidente.
Primeiros socorros são intervenções que devem ser feitas de maneira rápida, logo após o acidente ou mal súbito, que visam a evitar o agravamento do problema até que um serviço especializado de atendimento chegue até o local.
Primeiros Socorros são procedimentos simples de atendimento, prestado a uma vítima de acidente ou mal súbito, com o intuito de mantê-la com vida até a chegada do atendimento médico especializado.