Mas existem duas classificações para esses alimentos: simples e complexos. Os alimentos ricos em carboidratos simples são considerados os alimentos mais doces e incluem açúcar refinado, mel, geleia de frutas, melancia, uva passa, cereais, pipoca e refrigerante.
Os carboidratos complexos ou polissacáridos, são aqueles que contêm mais de 10 unidades de monossacáridos, formando estruturas moleculares complexas, que podem ser lineares ou ramificadas. Alguns exemplos são o amido ou o glicogênio.
A linhaça, aveia e farinha de amêndoas são alimentos integrais e ótimas opções para acompanhar vitaminas e saladas para receitas. A farinha de amêndoas, por exemplo, é uma rica fonte de energia, proteínas, vitaminas e nutrientes. Perfeita para substituir a farinha branca, criar bolos, doces e as mais variadas receitas.
Tabela de índice glicêmico
Isso significa que, assim como outros alimentos refinados e processados, ela pode aumentar os níveis de açúcar no sangue, não sendo indicada para diabéticos e pré-diabéticos. Além disso, ela não é enriquecida com ácido fólico, como é a farinha comum.
Além de ser uma opção para celíacos, a farinha de arroz ajuda a melhor regular o nível de colesterol no sangue. O colesterol elevado pode acarretar em graves problemas cardiovascular.
A farinha de arroz glutinoso (em inglês: sweet rice flour e em francês: farine de riz doux) é produzida com o arroz glutinoso, tipo de arroz muito comum no sul da Ásia que adquire uma textura grudenta quando cozido. ... Apesar do nome, esta farinha também não contém glúten.
farinha de trigo sarraceno
Os benefícios deste tipo de farinha estão principalmente relacionados à sua elevada quantidade de fibras:
A farinha de arroz forma a base da mistura, pois seu sabor é neutro. Ela vai dar corpo ao mix. Se usada pura confere uma textura granulosa à massa. A fécula de batata dará liga à massa, deixando mais elástica e leve.
10 tipos de farinha que podem substituir a de trigo
A farinha de arroz não possui glúten e pode ser utilizada na preparação de tortas, bolos e pães. Essa farinha também pode ser utilizada nas dietas para emagrecer e continua mantendo o seu prato com um sabor delicioso! Confira os principais benefícios dessa farinha, que ajuda a sua receita se tornar mais saudável!
Muito utilizado na cozinha de quem procura uma alimentação saudável, a farinha de arroz não contém glúten e pode ser usada na preparação de pratos como tortas, pães, bolos. Para os celíacos, essa farinha é um excelente substituto das comuns.
Pães, tortas e salgados com farinha de arroz
A grande desvantagem é ser um alimento refinado, ou seja, possui apenas carboidrato, sem vitaminas, minerais e fibras. Não é o indicado para ser consumido no dia a dia.