EQST

Quais Leis Federais Regulamenta A Gesto Dos Recursos Pblicos?

Quais leis federais regulamenta a gestão dos recursos públicos?

A Lei n° 4320/64 estabelece as normas gerais para a elaboração e o controle dos orçamentos e balanços, a LRF estabelece normas de finanças públicas voltadas para a gestão fiscal. Por outro lado, a Constituição Federal deu à Lei n° 4.

Quais os principais pontos da Lei de Responsabilidade Fiscal?

Pontos principais da LRF Ao fixar limites para as despesas com pessoal e a dívida pública, a lei determina ainda que sejam criadas metas para controlar receitas e despesas. Além disso, segundo a LRF, fica vedada a criação de despesa nova com característica continuada.

Porque a Lei de Responsabilidade Fiscal é importante para o nosso país?

A Lei Complementar nº 101, denominada Lei de Responsabilidade Fiscal, tem amparo legal no Capítulo II do Título VI da Constituição Federal. ... Esta lei é importante porque representa um enorme avanço na forma de administrar os recursos que os contribuintes/cidadãos põem a disposição dos governantes.

Quais entes da federação estão submetidos à Lei de Responsabilidade Fiscal?

As disposições da LRF obrigam a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios.

Quais são os limites impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal no que se refere a gastos para pagamento de funcionalismo?

Na esfera federal, o limite máximo para gastos com pessoal é de 50% da receita corrente líquida. Para estados e municípios, o limite é de 60% da RCL. Se a despesa total com pessoal ultrapassar 95% desse limite, a LRF proíbe qualquer movimentação de pessoal que implique aumento de despesa.

O que é o limite prudencial de despesa com pessoal?

Na esfera municipal, o teto de gastos corresponde a 60% da Receita Corrente Líquida do Município¹, com limites de 6% para o Legislativo e 54% para o Executivo. Quando o gasto com o pagamento de pessoal no Poder Executivo do município atinge 95% do teto, ele ultrapassa o que comumente se chama de “Limite Prudencial”.

Qual o percentual máximo da receita corrente líquida que pode ser utilizado por um Estado para suas despesas de pessoal?

60%

O que é o limite prudencial?

Essa sobredeterminação do limite legal da despesa de pessoal é denominada de limite prudencial. O cálculo do limite prudencial deve ser feito para cada tipo de poder: por exemplo, para o poder executivo estadual, 95% de 49% equivalem a 46,5%; para o poder executivo municipal, 95% de 54% equivalem a 51,3%.

O que é receita corrente líquida Segundo a LRF?

Receita corrente líquida é o somatório das receitas tributárias de um Governo, referentes a contribuições, patrimoniais, industriais, agropecuárias e de serviços, deduzidos os valores das transferências constitucionais.

O que é RCL receita corrente líquida?

A receita corrente líquida é o denominador comum de todos os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal. ... O inciso IV, artigo 2º, da LRF enumera, uma a uma, toda a composição bruta da RCL, que nada mais é do que o conjunto de fontes da categoria econômica “Receita Corrente”, segundo a tipificação do Anexo 3 da L.

Como se calcula a RCL?

A receita corrente líquida é apurada somando-se as receitas arrecadadas no mês em referência e nos onze anteriores, excluídas as duplicidades. Logo é fundamental entender que: Só deve ser computada a receita arrecadada obedecendo o regime de caixa previsto no art. 35 da Lei nº 4.