Suas mais importantes contribuições foram a fundação da escola pitagórica e o famoso e tão utilizado Teorema de Pitágoras. Tales de Mileto (624 – 546 a.C.) foi um filósofo, matemático e astrônomo grego. É considerado o primeiro filósofo ocidental e o pai da ciência.
Tales de Mileto
Tales de Mileto foi um matemático e filósofo grego, nasceu em Mileto, na Ásia. Foi fundador da 1 escola filosófica da história da civilização ocidental. Seu saber científico e técnico se vinculam à influência babilônica e egípcia.
Tales de Mileto iniciou uma busca pela origem do Universo (cosmologia), tentando saber qual seria o elemento gerador (arché) de toda a natureza, objeto denominado pelos gregos antigos pela palavra physis. Para Tales, esse elemento gerador de tudo era a água.
Ápeiron. A palavra ápeiron designa algo infinito, portanto, imortal e indefinível. Esse elemento era algo que sempre existiu, antes inclusive da existência do Universo e dos seres, e era invisível.
A filosofia nasceu na Grécia antiga, no início do século VI a.C. Tales de Mileto é reconhecido como o primeiro filósofo, apesar disso, foi outro filósofo, Pitágoras, que cunhou o termo "filosofia", uma junção das palavras "philos" (amor) e "sophia" (conhecimento), que significa "amor ao conhecimento".
Fechando a tríade dos principais pensadores da origem da Filosofia está Aristóteles. Ele foi aluno de Platão e viveu entre 384 e 322 a.C. Em seus escritos, ele tratou de muitas áreas do conhecimento: Física, Metafísica, Lógica, Política e Ética, entre outras.