Entender os três fases do ciclo de vida do cabelo
Fase Anágena: corresponde ao crescimento ativo do cabelo. Dura de três a seis anos. Fase Catágena: é o período de regressão, ou seja, o cabelo começa a morrer. Dura três semanas.
Quantos cabelos caem por dia? Um fio de cabelo dura o tempo da fase anágena, ou seja, de dois até seis anos, em média. A tricologista explica que há relatos de pacientes que já ficaram até 10 anos com o mesmo fio de cabelo na cabeça, mas são exceções.
Queda de cabelo pode ter inúmeras causas. Se não houver formação de cicatrizes e a depender da causa da queda, há possibilidade de os cabelos voltarem a nascer. É importante uma avaliação detalhada com um dermatologista para que seja indicado o melhor tratamento.
A doença: o Eflúvio é quando a queda de cabelo ocorre de forma intensa em alguma fase do ciclo capilar. Existem dois tipos da doença, o Eflúvio anágeno e o Eflúvio Telógeno. O Eflúvio Anágeno acontece quando os fios caem logo após algum fator desencadeante, ainda na primeira fase do ciclo capilar, chamada de anágena.
A chamada Tricoscopia é um exame que permite examinar detalhes do couro cabeludo que são imperceptíveis ao exame clínico tradicional. Isso permite saber a dimensão da perda de cabelo e então decidir sobre o tratamento em cada caso. Uma das principais vantagens dessa técnica além da precisão, é que ela não é invasiva.
Tricoscopia. A Tricoscopia é a dermatoscopia do couro cabeludo e dos fios de cabelo. O exame é realizado através de um aparelho chamado dermatoscópio que permite ampliar bastante a imagem. A tricoscopia é considerada, atualmente, uma técnica indispensável no diagnóstico das doenças do cabelo e do couro cabeludo.
Quais exames laboratoriais devem ser solicitados para avaliar queda de cabelo? Olá! Mais importante do que exames de sangue é a avaliação clínica e dermatoscopia do couro cabeludo feita por um dermatologista. Assim, junto com a história são avaliadas as possíveis causas e os exames direcionados.
Mas esse não é o único distúrbio hormonal que causa queda de cabelo, pois o estrogênio e o hormônio tireoidiano, quando desequilibrados, também podem influenciar diretamente na calvície. A falta desses hormônios pode acarretar tanto na perda dos cabelos como na textura deles.