O Que O Conhecimento Comunicacional?

O que o conhecimento comunicacional

Através da comunicação, os seres humanos e os animais partilham diferentes informações entre si, tornando o ato de comunicar uma atividade essencial para a vida em sociedade.

O termo "comunicação" também é usado no sentido de ligação entre dois pontos. Por exemplo, os meios de transporte que fazem a comunicação entre duas cidades ou os meios técnicos de comunicação (telecomunicações).

Communication and sociabilility - perspectives in the field of Communication

Qual é o conceito de comunicação?

Portanto, lembre que, na teoria, é uma forma de troca de mensagens entre emissores e receptores, por meio de um canal de comunicação dentro de um contexto. E na prática, a palavra comunicação representa a capacidade de interação, expressão, construção e compartilhamento de ideias, sentimentos, experiências e mais, de qualquer pessoa.

E a comunicação sempre envolve um (ou mais) emissor e um (ou mais) receptor. Sendo assim, emissores e receptores participam de uma troca de informações, que pode exigir resposta ou não.

No vídeo, eu fiz questão de registrar apenas uma introdução mesmo, um resumo sobre comunicação. E se você estiver procurando uma definição de comunicação segundo autores, deixo mais um trecho de um livro em destaque a seguir.

Comunicação não se confunde com sinalização nem com informação. Na natureza e na sociedade, nas relações subjetivas, tudo sinaliza. Animais, seres humanos, acontecimentos, sensações, emanações difusas do outro. Qualquer coisa ao nosso redor produz sinais que podem ou não ser convertidos em componentes do processo comunicacional. Todos somos, em princípio, emissores. O tempo todo estamos emitindo sinais.

Bruno Latour

Bruno Latour

Outro grande tema abordado pelos artigos que referenciam Sibilia são as redes sociais, a escrita de si multimídia, a busca de visibilidade e popularidade, e discussões relacionadas ao conceito de felicidade e sofrimento, à relação contemporânea entre ficção e realidade.

No segundo eixo, autores como Simmel, Bauman, Latour, Bourdieu (51 citações) são convocados para pensar a sociedade e sua configuração na contemporaneidade. A combinação dos dois eixos – refletir sobre o sujeito, mas um sujeito em sociedade – sinaliza uma característica fundamental para área comunicação e sociabilidade, na medida em que permite situar os processos comunicativos na esfera da ação de sujeitos que se constituem em sociedade. O fundamento interacional do conceito de sociabilidade que nomeia a área e o GT permanece na preocupação dos pesquisadores, ainda que, muitas vezes, a ênfase recaia mais nos processos de subjetivação que constituem os indivíduos na contemporaneidade.

3.5. Obter indicações metodológicas

O livro Vigiar e Punir (1975) é uma das obras mais importantes de Foucault. Trata-se de um estudo científico sobre a evolução histórica da legislação penal e dos métodos coercitivos e punitivos adotados pelo Estado. Nele, o autor aborda a história da violência nas prisões. A questão da punição é central em sua reflexão. O livro se baseia em documentos históricos franceses e traz uma discussão voltada para a sociedade contemporânea.

O caráter didático se configura também por uma abordagem reflexiva das autoras em todo o texto: elas pontuam os marcos teóricos articulados à constituição da área da Comunicação, evidenciando a importância desses conteúdos para a compreensão da área na atualidade, independentemente da posição teórica que defendem. Os primeiros estudos empíricos e as pesquisas científicas realizadas constituem a base para a compreensão, por exemplo, da extensão curricular da área, bem como das discussões em torno do objeto de estudo da Comunicação.

O que apresentamos a seguir neste item são algumas ações que podem ser ativadas em diferentes pesquisas. Cada uma delas implica toda uma variedade de modos, de objetivos e de relações com os problemas das pesquisas. Não são ações necessariamente estanques, a pedir acionamentos especificados – há continuidades possíveis entre uma ação e outra, combinações complexas entre ações diversas.

João Freire Filho

João Freire Filho

A prática é também relacionada a competências habituais do agente: ter prática é ser escolado em determinado tipo de atividades, tê-las incorporadas de tal modo que, diante da necessidade do gesto, este se faz quase naturalmente em função da eficácia pretendida, maximizando no possível seus resultados.

Naturalmente há limites para esse trabalho interno da produção teórica – seja porque o pesquisador não consegue imaginar outras objeções e outros testes, seja porque está tão convencido da adequação de suas proposições que se torna impermeável à contrariedade. O trabalho crítico se torna, então, externo – isto é, decorrente do debate público nas comunidades acadêmicas interessadas (e/ou nos espaços de acionamento prático das teorias). É do debate que dependem as teorias em seu constante aperfeiçoamento ou superação.

Mesmo respeitando as diferentes contribuições das escolas de pensamento, as autoras também se posicionam teoricamente, tendo a Escola de Chicago e o Interacionismo Simbólico como principal referência. Não à toa o destaque dado aos autores e às propostas dessa escola em um capítulo próprio, evidenciando sua pertinência para pensar a comunicação hoje, apesar de serem cronologicamente contemporâneos e até anteriores à Mass Communication Research nos Estados Unidos, o que por vezes é pouco lembrado ou mesmo ausente em outras obras de Teorias da Comunicação.

Qual é a melhor forma de se comunicar?

Em relação às noções e conceitos de Foucault que são encontrados nos textos deste GT, podemos mencionar: o conceito de discurso, sujeito do crime e sujeito do discurso; a concepção de enunciação como lugar de articulação de poder e saber; as relações de força e poder; a noção de vontade de verdade; a questão do regime disciplinar; a ideia de multidão e de sociedade disciplinar; a noção de dispositivo; a discussão sobre sexualidade e repressão; a noção de cuidado de si e do outro; a questão do corpo e da nudez; a questão do controle; a noção de práticas discursivas e de sujeito; o conceito de biopolítica; o conceito de homo economicus; a discussão sobre anormalidade, sobre noções de verdade e sobre formas de subjetividade; o conceito de biopoder; a noção de Estado, de liberalismo e de capital humano; a noção de vigilância, disciplina e instituições disciplinares; o conceito de heterotopia; e a discussão sobre a produção de subjetividade.

As teorias nascem relacionadas a processos práticos. Há componentes na produção teórica e nas teorias constituídas que fazem parte, diretamente, dos âmbitos do fazer, com o que estes impõem de tentativo, de saberes incorporados, de trabalho. A própria elaboração material – a expressão formalizada da teoria – em fórmulas matemáticas, em estruturação argumentativa, em produção de rigor e clareza, implica articulações teórico-práticas. E finalmente, para o exercício da teoria pronta, novas ações são requeridas.

Gilles Deleuze

Quando tratamos de ciências humanas e sociais, é preciso ir um pouco além nessa reflexão. A ideia de refutabilidade não corresponde, aqui, tipicamente a um processo binário simples, de decisão entre proposições teóricas que sejam consideradas radicalmente válidas ou não válidas. Considerando a complexidade das CHS, levando em conta os modos como os problemas sejam construídos, uma proposição pode ser mais válida ou menos; sua validade pode ser muito abrangente, para toda uma grande diversidade de questões, ou pode ser pertinente apenas em circunstâncias e situações muito especificadas.

minha tese principal é que a novidade da ciência e do método científico, que o distingue da abordagem pré-científica, é a sua atitude conscientemente crítica em relação às tentativas de solução; toma uma parte activa nas tentativas de eliminação, nas tentativas de criticar e falibilizar

3.2. Usar teoria como informação consolidada sobre aspectos do mundo (contexto)

Mas talvez o aspecto mais importante seja que a comunicação nos permite, em sua essência, conectar com os outros, compartilhar ideias, demonstrar nosso ponto de vista e construir relacionamentos significativos. E isto é o que nos torna únicos como seres humanos.

Na vida pessoal, a comunicação é importante para construir relacionamentos saudáveis e duradouros, para compartilhar nossas alegrias, lutas, medos e expectativas. E na vida profissional, é um meio essencial para construir redes sólidas de contatos e fomentar a colaboração e o progresso, independentemente da área ou empresa em que você trabalha.

Portanto, em resumo, a comunicação é uma parte fundamental de quem somos como seres humanos e tem impacto em todos os aspectos de nossas vidas. É algo que nos permite construir uma vida de sucesso em sociedade.

Ser feliz hoje (2010) foi um seminário internacional que resultou numa coletânea de textos de 14 diferentes autores que tratam do imperativo da felicidade, muitas vezes colocado na grande mídia, na literatura de autoajuda, na psicologia positiva, enfim, na cultura contemporânea. Freire Filho é organizador do livro e autor do capítulo A felicidade na era de sua reprodutibilidade científica, no qual o autor discute a ideia de construção de pessoas “cronicamente felizes”.

Se uma teoria resolve totalmente nosso objeto, a pesquisa seria desnecessária. Em que aspectos não resolve? Precisa ser complementada, reajustada? Não se trata de o pesquisador estar ou não de acordo com a teoria. Se esta não é interessante ou pertinente para o objeto, não há o que tensionar – simplesmente não deve ser acionada. O tensionamento supõe uma de duas situações. Ou a teoria é interessante para o objeto – entretanto não se mostrando suficiente para este, devendo portanto ser estirada ou redirecionada. Ou a teoria se contrapõe à abordagem decidida pelo pesquisador, e sua crítica deve ser elaborada para expressar os limites da teoria e os modos pelos quais a proposta do pesquisador permite perceber esses limites e superá-los. Ainda aqui, não se trata de simples desacordo, mas de um uso efetivo da teoria tensionada para avançar além dela. Do tensionamento exercido sobre a insuficiência ou sobre o desajuste entre teoria e objeto podem surgir derivações, que caracterizam esse avanço.

O que é saber enciclopédico?

1. De enciclopédia ou a ela relativo. 2. Que ou quem tem conhecimentos sobre muitos ramos da actividade e do saber humano.

O que é conhecimento de mundo textual?

Como conhecimento de mundo entende-se toda a experiência de vida do leitor, tudo o que ele já viu, já leu, já ouviu, em sua vida muitas vezes o texto traz referências de coisas ou fatos ocorridos há tempos, o autor do texto quer trazer a lembrança desse fato ao leitor.

Qual o papel dos conhecimentos linguísticos na nossa atuação social?

Na atuação social os conhecimentos linguísticos tem a função de auxiliar a maneira como as pessoas se comunicam e são entendidas.

O que é linguagem como prática social?

A linguagem como prática social denota um processo de interação que operacionaliza a vida social, porque a multiplicidade de práticas discursivas leva às mudanças sociais quando se utiliza recursos linguísticos empregados pelos atores e/ou grupos sociais no ato da interação dialógica, a partir de reflexões sobre ...

Qual a importância da escrita no estudo da história?

pense bem: através da escrita nós somos capazes de descobrir coisas do passado e, com isso, concluir a nossa história! ... textos escritos são relatos que vão moldando a história! e é por isso que eles são tão importantes!