As bandeiras representam simbolicamente a soberania das nações mundiais, refletindo as suas respectivas origens, valores, história e outras características. Cada país determina, por lei, os detalhes do protocolo oficial que rege o modo como a bandeira deve ser tratada.
Flashcards para aprender vocabulário, vídeos com áudio original e legendas, textos adaptados ao seu nível…: no MosaLingua Premium (Web & Mobile), você encontra tudo isso e muito mais! Comece agora mesmo (é grátis e sem nenhum risco).
A bandeira da Colômbia é formada por três listras: amarelo, azul e vermelho. O amarelo simboliza o ouro e as riquezas naturais, o azul representa o Oceano Pacífico e o Oceano Atlântico, que banham o país, e a cor vermelha simboliza o sangue daqueles que lutaram pela independência do país.
Você já parou para pensar na importância de saber as bandeiras dos países? Além de ser um conhecimento cultural interessante, entender as cores e símbolos presentes nas bandeiras pode nos ajudar a compreender um pouco mais sobre a história e os valores de cada nação.
Sendo assim, em todas as bandeiras, as cores e figuras têm um significado especial. Por exemplo, a bandeira da França é feita com as cores nacionais. Entretanto, a bandeira da Angola nos remete à agricultura do local. Para mais, a bandeira da Espanha nos leva a dinastia reinante, entre outros exemplos.
Adotada em 1992, a bandeira da Ucrânia possui duas cores dispostas horizontalmente, o azul e o amarelo. O azul representa o céu ucraniano e o amarelo, os campos de trigo das estepes.
É a bandeira tricolor mais antiga do mundo ainda em uso. Configura-se por três faixas horizontais. As cores oficiais da bandeira holandesa são: vermelho, branco e azul-cobalto.
Os símbolos em dourado no centro da bandeira angolana representam os trabalhadores do país. A meia roda simboliza as pessoas que trabalham na indústria, e o facão, as pessoas que trabalham nas zonas rurais.
Além disso, por muitas vezes conseguimos identificar um país apenas por olhar a bandeira. Isso porque as bandeiras nos remete a localidade do lugar, as características marcantes e a cultura.
Ao contrário da crença popular, as cores da bandeira nacional remetem às cores do brasão da família real portuguesa, que também continham as cores verde, amarelo, azul e branco.
A bandeira inglesa é formada na cor branca e possui uma enorme cruz vermelha, que atravessa de todos os lados. E também, a cruz vermelha simboliza São Jorge, o padroeiro do país.
A bandeira do Vietnã é vermelha com uma estrela amarela ao meio. A cor vermelha simboliza a revolução social do país. A estrela amarela representa o socialismo e os tipos de trabalhadores do país: os militares, os intelectuais, os trabalhadores (em geral), os empresários e os fazendeiros.
Em 1603, o Rei James VI, da Inglaterra tornou-se também rei da Escócia e da Irlanda. Três anos depois, ele ordenou a criação de uma bandeira que representasse este “reino unido”. Para entender melhor, confira no vídeo abaixo como esta bandeira foi criada:
As cores vermelha e branca na bandeira têm mais de um significado. Alguns estudiosos afirmam que o vermelho representa os povos incas e espanhol, do quais a maioria do povo peruano é descendente. O branco representa a paz.
Ao contrário da interpretação observada nas bandeiras da maioria dos países, onde cada cor tem um significado, as cores da bandeira da Alemanha simbolizam, em conjunto, os ideais de liberdade e democracia.
Não há um consenso sobre o significado da bandeira suíça. Entretanto, a maioria dos historiadores acredita que a cor vermelha e a cruz branca tenha surgido como símbolo do país em batalhas, no século XIV, quando tentavam expandir o seu território.
A bandeira da Noruega também possui a cruz nórdica como elemento principal, símbolo dos países da região. As cores vermelha, azul e branca foram escolhidas a partir das bandeiras de países democráticos, como a França.
Originalmente usada como uma bandeira marítima, a bandeira da Dinamarca popularizou-se como bandeira nacional no início do século XIX. Seu uso, por particulares, foi proibido entre 1834 e 1854.
Entre cada faixa horizontal está escrito repetidas vezes: Allahu Akbar, que significa "Deus é grande". Ao centro, sobre a faixa branca, em vermelho, está o brasão do país que representa o amor e o sacrifício.
Também chamada de Pavilhão Nacional
Alto Uruguai
Em enquete realizada na noite da quinta-feira (9), os usuários do Twitter votaram e elegeram a bandeira de Pernambuco como a mais bonita do Brasil. Não demorou muito para o nome do estado entrar nos trendings topics da rede. No entanto, não é a primeira vez que isso acontece.
A bandeira arco-íris é o símbolo do movimento LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros). Assim como outras bandeiras, ela mostra o orgulho de fazer parte de uma comunidade; entretanto, esta não está presa a um estado nacional, mas é segurada por todo o mundo.
Não tem nenhum animal que representa a Europa, pois ela é um continente, se vc quiser os animais dos países do continente europeu, me manda uma mensagem que te respondo imediatamente.
galo