Existem muitas pessoas que passam pelo problema de querer agradar a todos, e quando percebem que não é bem assim sofrem em demasia. O ser humano é extremamente complexo em sua totalidade, e achar que se pode agradar a todos é, no mínimo, uma visão bastante infantil da vida.
A primeira coisa que acontece quando evitamos constantemente a desaprovação é a perda da autoestima. Sentir-se aceito, amado e reconhecido são sentimentos comuns a todos nós.
Na Psicologia, Aceitação consiste em acolher o outro da forma como ele se apresenta, com seus defeitos, qualidades e excentricidade, sem tentativas de modificá-lo para que satisfaça expectativas e se ajuste aos caprichos dos outros.
Agradar aos outros não é um defeito, pelo contrário, indivíduos que gostam de agradar tendem a se tornar queridos pelas pessoas à sua volta. O agrado traz retorno, seja pela felicidade do outro, seja pela satisfação pessoal de fazer o bem.
A autoafirmação é uma necessidade que possuímos individualmente de autoconsciência em um nível desejado. Esse processo nos leva a moldar a nossa imagem real e também realidades inventadas e ilusórias. É possível se obter a autoafirmação das mais diversas formas, como por exemplo, através de ilusões e conquistas.
Para o psicólogo Edjofre Coelho, esse hábito se trata de uma necessidade de autoafirmação que induz a pessoa a registrar e estar por dentro de tudo. Segundo ele, as pessoas sempre tiveram esse desejo de fazer com que os outros soubessem como elas vivem, o que têm e fazem.
Significado de Autoafirmação substantivo feminino Ato de se autoafirmar, de expressar vontades próprias, liberdade e independência, geralmente buscando a aceitação da maioria, do meio em que se vive; afirmação.
Mostrar a sua vontade ou a sua independência (ex.: ele começa a querer auto-afirmar-se ). Nota: Usa-se apenas como verbo pronominal. Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: autoafirmar.
Acto de mostrar a sua vontade ou a sua independência; acto de se auto-afirmar . Plural: auto-afirmações . Plural: auto-afirmações . Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: autoafirmação.
Duas dicas para escolher uma afirmação positiva é que sempre são escritas no presente: “Eu sou bom em entrevistas.” em vez de “Eu vou me sair bem na entrevista.”; e incluem apenas palavras positivas: “Eu gosto de aprender.” em vez de “Eu não me importo de estudar.”. “Estou feliz.” em vez de “Eu não vou ficar triste”.
Quem se preocupa em agradar a todos o tempo todo, acaba desagradando a si mesmo. Seja você mesmo, sempre!
Frase de Clarice Lispector “Quem muito agrada, desagrada.” “Dizem que a vida é para quem sabe viver, mas ninguém nasce pronto. A vida é para quem é corajoso o suficiente para se arriscar e humilde o bastante para aprender.”
Reconhecer-se é refletir Essa desmedida é sinal de uma desconexão com o si-mesmo. É reconfortante sentir-se especial para o outro, ser lembrado com respeito, admiração e carinho. Mas isso só acontece quando somos fiéis à nossa natureza, seja ela qual for.
Significado de Reconhecido adjetivo Que mostra reconhecimento; grato. Que se reconheceu; que se admitiu como bom, legítimo, verdadeiro.
Resiliência e empatia são virtudes essenciais e indispensáveis para qualquer ser humano. A resiliência pode ser o grande diferencial para ser reconhecido pelas pessoas. Ela faz com que você aprenda com os erros e tenha uma visão mais objetiva e não desanime com as adversidades.
11 dicas para subir de cargo e ser reconhecido no trabalho
5 dicas para ser reconhecido no trabalho
Saiba como ser reconhecido no trabalho.
O reconhecimento é o combustível para o trabalho e o sucesso. Reconheço seu esforço, agradeço seu profissionalismo e sinto orgulho de trabalhar com alguém que se supera dia após dia. Reconhecimento é algo que não se compra, se conquista. Seja reconhecido pelo seu trabalho e esforço e não por ajudar dos outros.
Como ser notado no trabalho?
“Ele nunca me elogia”, “ele não reconhece o meu esforço e o meu trabalho”. Se o seu chefe assume a glória sozinho quando algo dá certo e nunca é o culpado quando as coisas vão mal, você está diante de um problema muito comum no mundo corporativo: a falta de reconhecimento.
É preciso impor uma distância segura. Demonstre que você valoriza a proximidade entre seu chefe e você, mas que conhece os limites da relação. Faça seu trabalho com seriedade, mantendo uma postura profissional e evite tirar proveito das circunstâncias, pois isso pode te comprometer.
Converse com um advogado ou seu sindicato Por isso, se conversar com seus superiores e seus pares não resolver o problema, você deve entrar em contato com os sindicatos e/ou advogados trabalhistas para resolver a situação.
Se você está vivenciando esta situação e tenha percebido que o chefe o ignora deliberadamente, tratando-o de forma diferente dos outros, o primeiro passo é respirar fundo e tentar acalmar-se. Este passo é importante para que o próximo também possa funcionar. Com a cabeça mais tranquila, chame seu líder para conversar.
Sinal 01 – seu chefe te exclui das reuniões e de bate papos informais. Sinal 02 – desacordo constante: nenhuma das suas ideias são ouvidas nem acatadas. Sinal 03 – é atribuído a você tarefas bem abaixo das suas competências e habilidades. Sinal 04 – seu chefe evita conversar com você pessoalmente.
Identifique sinais que revelam se uma pessoa está a fim de você