Os diuréticos tiazídicos, como a hidroclorotiazida, inibem a reabsorção de cloreto de sódio no túbulo distal renal. A redução da reabsorção de sódio leva ao aumento da excreção de potássio e à possibilidade de hipocalemia.
Efeitos colaterais mais comuns: Alguns dos efeitos colaterais que podem ocorrer durante o tratamento são distúrbios eletrolíticos, desidratação, hipovolemia, aumento nos níveis de creatinina e de triglicerídeos no sangue, crises de gota e aumento no volume urinário.
Entre os efeitos colaterais decorrentes do uso de diuréticos, destacamos: perda de potássio (que pode causar câimbras, perda de apetite, náuseas e vômitos), tontura, desidratação e diminuição do volume sanguíneo.
CONTRA-INDICAÇÕES A furosemida não deve ser usada em pacientes com: insuficiência renal com anúria, pré-coma e coma hepático associado com encefalopatia hepática, hipopotassemia grave, hiponatremia grave, hipovolemia (com ou sem hipotensão) ou desidratação, hipersensibilidade a furosemida ou sulfonamidas e aos demais ...
Este medicamento é destinado ao tratamento de: Hipertensão arterial leve a moderada; Edema devido a distúrbios cardíacos, hepáticos e renais; Edemas devido a queimaduras.
O uso de Furosemida é contra-indicado para quem possui insuficiência renal, desidratação, doenças do fígado ou possui alergia à Furosemida, Sulfonamidas ou aos constituintes do medicamento. O uso do medicamento por pessoas que possuem qualquer uma das condições pode levar à complicações graves.