A densidade do gelo é menor que a da água líquida porque, conforme é bem sabido, as moléculas de água são formadas por dois átomos de hidrogênio ligados a um átomo de oxigênio, isto é, H2O.
Por causa da geometria de suas moléculas. ... Isso acontece porque o gelo é formado por moléculas de água arranjadas geometricamente em forma de cristais. Quando elas se organizam dessa maneira, deixam mais espaços vazios entre os átomos do que no estado líquido, como mostram as ilustrações à esquerda.
Isso se deve ao estado de agitação das moléculas. Temperatura nada mais é do que energia, quanto mais energia maior agitação. No gelo, forma sólida em geral, as moléculas tendem a se organizarem em formas de cristais, bem notáveis em alguns casos. Essa ligação pode mais forte ou mais fraca, dependendo da substância.
A água é uma exceção, pois o tipo de empacotamento na água sólida (gelo) apresenta regiões vazias entre as moléculas de água, fazendo com que fiquem mais distantes umas das outras do que na água líquida. O resultado é que a densidade da água sólida é menor do que da água líquida.
Resposta. Resposta: a) Ligações de hidrogênio são interações do tipo dipolo \u2013 dipolo que ocorrem entre moléculas que apresentam grupos extremamente polares. ... Como o bromo tem sete elétrons na última camada, a molécula de bromo é formada por dois átomos ligados por meio de ligação covalente.
Ligações de hidrogênio: essa é a interação mais forte que ocorre entre moléculas, é comparada à força dipolo-dipolo bem mais intensificada.
Qual dentre as moléculas abaixo é apolar? Alternativa “c”. No caso da letra b, podemos facilmente ver que o HCℓ é polar, porque o cloro é mais eletronegativo que o hidrogênio, atraindo os elétrons.