porque os portugueses começaram a explorar as riquesas e muitos povos nativos não eram tão amigaveis e comecou gueras lutas na tentativa de empedir aue a riquesa do brasil fosse explorada aferando muito os povos que foram ate inseridos na regiao portuguesa que era catolica etc veja o filme da coroa portuguesa conta ...
As Capitanias Hereditárias O primeiro projeto político e econômico da Coroa Portuguesa para colonização de suas terras na América foi o Sistema de Capitanias Hereditárias.
O processo de colonização do Brasil foi conseqüência do já desenvolvido processo de expansão marítima realizado pelos portugueses. Durante o século XV, os portugueses ocuparam regiões estratégicas da Ásia e da África que poderiam ser utilizadas como foco de expansão comercial.
A solução encontrada por Portugal para promover essa colonização do Brasil foi inicialmente a construção de postos avançados para proteger o território juntamente com a exploração do pau-brasil, seguidamente da distribuição das Sesmarias, terras dadas aos nobres portugueses.
A colonização portuguesa no Brasil se efetivou a partir da exploração, povoamento, extermínio e conquista dos povos indígenas (povoadores) e das novas terras. Sempre que ouvimos falar da colonização portuguesa na América, lembramos logo da colonização do Brasil.
Resposta. Um dois principais fatores foi o comércio, pois com as especiarias e depois com o pau-brasil o lucro de Portugal multiplicou grandiosamente.
Resposta. os portugueses descobriram o brasil em 1500 porém começaram a colonizar em 1530. de 1500 á 1530 eles só fizeram expedições exploratórias, reconhecendo o lugar. mas a partir de 1530 eles começaram a colonizar por medo de que as terras fossem invadidas por outras nações.
Resposta. Resposta: Portugal começou sua colonização por razões econômicas e estratégicas. Por um lado as causas econômicas são devido ao declínio nos lucros no comércio com o Oriente e as possibilidades comerciais do Pau-Brasil, a casca da qual se produz um corante vermelho usado para tingir tecidos.
Resposta. Basicamente porque Portugal , na época , tinha interesse em manter seu monopólio sobre as índias ( produtos orientais ) . Mas , ataques de piratas , principalmente , muçulmanos , encareciam de mais a manutenção de tropas , navios , etc .
Resposta. Portugal descobriu o Brasil em 1500 , e só colonizou em 1530 por descobrir o pau-brasil, ficou 30 anos no comércio de especiarias, depois viu que o pau-brasil estava dando muito lucro então veio pra cá e depois começou tudo veio as descobertas de metais preciosos,territórios e etc.
A Coroa portuguesa resolveu colonizar suas terras na América somente em 1532 mais de 30 anos apos a chegada de Cabral porque inicialmente eles não tinham nem a definição de que realmente comandariam o Brasil, visto que a disputa com os franceses foi muito acirrada.
Quando os lucros das especiarias começaram a ficar mais reduzidos por causa do aumento dos gastos para manter os domínios portugueses na África e na Ásia (naufrágios, estabelecimento de fortes e de feitorias, revoltas das populações locais, expulsão dos portugueses etc.), Portugal sentiu-se mais interessado em ...
Porem, apenas 30 anos depois do processo de descoberta , Portugal engatilhou a colonização e estratificação de Pau-Brasil com o objetivo inicial de não ficar para trás quanto a França e Inglaterra, pois caso deixassem o Brasil de lado, a presença de outros países Europeus em nossas terras representaria um grande ...
1488: Dias ultrapassa o Cabo da Boa Esperança. 1498: Vasco da Gama descobre o caminho para as Índias avistando Calicute (oeste da Índia) 1500: Cabral toma posse do Brasil.
Resposta. As navegações portuguesas tiveram importância pra o comércio, pois levavam recursos do Brasil para Portugal, para vender e também tinham algumas navegações de navios negreiros que transportava escravos.
Naquela época, o comércio era muito fundamentado nas negociações de produtos feitas no Mar Mediterrâneo. Entretanto, com a conquista dos turcos nessa rota, houve a necessidade de se buscar novos caminhos para se obter as especiarias oriundas do Oriente, que tanto agradava ao mercado europeu.
No século XV, o controlo do comércio das especiarias estava nas mãos dos muçulmanos, nomeadamente da poderosa dinastia Mameluca, com califado sediado no Cairo, que se expandia por vastos territórios, chegando a dominar parte da Arábia e todo o mar Vermelho.
Quando os portugueses chegaram ao Oriente, navegando pelo Atlântico e Índico em 1498, encontraram uma rica e complexa rede comercial estabelecida, mas forçaram sua entrada no cenário.No século XVI, a Carreira da Índia, a rota marítima ligando Lisboa a Goa, foi o principal meio de comunicação entre portugueses e ...
Resposta: O primeiro motivo que levou os portugueses ao empreendimento das Grandes Navegações foi a progressiva participação lusitana no comércio europeu no século XV, em razão da ascensão de uma burguesia enriquecida que investiu nas navegações no intuito de comercializar com diferentes partes do mundo.
Portugal foi pioneiro na expansão marítima por ter sido o primeiro Estado unificado na Europa, ter posição geográfica privilegiada, ter forte tradição marítima e contar com uma aliança entre nobreza e burguesia que permitiu ao Estado e ao setor privado investir, juntos, no projeto.
Portugal foi o primeiro país europeu a se aventurar pelos mares e vários foram os fatores que contribuíram para esse fato:
O que motivou as grandes navegações foi uma série de fatores convergentes, a começar pela derrota final o Império Bizantino (1453), que controlava as rotas comerciais que traziam produtos orientais para a Europa. ... Ou seja; foi esse conjunto de fatores que motivou as grandes navegações.
Dentre 3 fatores que contribuíram para expansão marítima europeia entre os séculos XV e XVI, pode-se citar:
Os dois grandes objetivos que caracterizaram as Grandes Navegações foram: Descobrir novas rotas comerciais para a Índia e extremo oriente; Descobrir outras terras e fontes de riquezas no além-mar.