Isso pode ocorrer quando utilizado leite reprocessado ou quando o starter não for batido o suficiente, ficando a solubilidade comprometida. Tampe o recipiente (com o fermentado que já deveria ter a consistência de iogurte) e guarde na geladeira por 4 horas.
Verifique a superfície do iogurte em busca de mofo visível. Qualquer irregularidade ou alteração indica que o produto está provavelmente estragado. Contudo, se ele tiver uma camada líquida por cima, está tudo bem. Esse alimento se separa naturalmente no refrigerador.
Misture o iogurte no leite até dissolver, despeje numa vasilha, cubra e leve a um lugar quentinho e ao abrigo da luz. O recipiente deve ficar num local calmo e não pode ser agitado, caso contrário pode haver rompimento do coágulo durante sua formação, e ele se desmancha, dessora.
Esta é outra indicação de que a cultura ficou tempo demais fermentando, ou a uma temperatura muito alta, e o iogurte pode ficar todo talhado. Para que fique uniforme novamente, basta misturá-lo (com um fuê, com uma colher, ou balançando o recipiente em que ele estiver.
Numa tigelinha, misture as duas colheres de chá de iogurte (ou o fermento lácteo) com um pouquinho de leite para diluir. Despeje esta mistura no litro de leite já resfriado a 45°C, mexendo bem para misturar completamente. Leve à sua iogurteira e siga as instruções do fabricante.
É bem simples, para 500 ml de iogurte de kefir já coado acrescente 1 pontinha de uma colher de café de bicarbonato de sódio, mexa bem. Irá formar uma espuma então faça isso dentro de uma jarra grande, espere abaixar e já pode ser consumido.
Diminua o tempo de fermentação Se o kefir que você está produzindo estiver muito ácido para o seu paladar, experimente reduzir o tempo de fermentação. O tempo mínimo de atuação para obter o líquido é de 8 horas. Caso você esteja acostumado deixar por 48 horas, tente coar após 24 horas.
Para evitar o alto nível de acidez, faça sempre uma análise da qualidade do leite. Ainda, é possível tratar o problema no cocho. Na seca, a incidência pode ser maior, devido a alimentação com pasto deficiente em nutrientes, por isso, suprir as necessidades nutricionais no cocho é fundamental.
Para cada 500 ml de leite devemos colocar no máximo 1 colher de sopa de grãos de kefir de leite, se por acaso ele ainda continuar ralo, diminua a quantidade de leite para 400ml e deixe fermentar por até 24 horas. ... As vezes os grãos não se adaptam bem ao leite utilizado, tente mudar a marca do leite.
Como fazer Kefir de Água Deixar em um local escuro, à temperatura ambiente, para fermentar por 24 a 72 horas. Quanto mais fermentar, menos doce será a bebida final. Após a fermentação, coar os grãos para usá-los em uma próxima fermentação.
É só colocar o leite fermentado (depois de retirar os grãos) em um coardo de papel (filtro de café) ou de pano e deixar dessorando dentro da geladeira. Aí, dependendo do tempo que você deixar dessorando você vai obter versões diferentes. Em 8 horas você vai ter o grego de kefir, um iogurte mais denso.
Você saberá que o kefir está dando certo quando, depois de fermentado, o leite fica mais grosso, na consistência de iogurte. A coloração normal dos grãos é mais branquinha, se você encontrar algum mais escuro ou amarronzado, descarte!
O kefir é um alimento fermentado. Parece um iogurte. Mas tem um sabor mais azedo. A diferença é que o kefir tem mais variedades de bactérias e levedura.
Outro sinal evidente de que o kefir está estragado é o cheiro; se estiver estragado terá um desagradável cheiro azedo ou podre. Deste modo, será mais fácil perceber que não está em boas condições. Por último, se ele está esfarelando, é possível que esteja morto ou estragado.
O Kefir não é um alimento que encontramos em qualquer mercado ou supermercado no Brasil, apesar de ser comumente comercializado na Europa e nos Estados Unidos como um tipo de coalhada.
Bom, existem 3 maneiras de se conseguir os grãos de kefir. – Primeira: Onde Encontrar Kefir? Você pode conseguir o kefir por meio de doação, procure em sua cidade doadores, por redes sócias “existem grupos de doação” eles iram te dar um “muda” congelada ou com um pouco de leite.
Você pode encontrar na internet, em fóruns e comunidades, pessoas que doam grãos de Kefir ou até mesmo, em lojas especializadas que fornecem tanto treinamento quanto os próprios grãos de Kefir. Portanto, se você conhece alguém que cultiva o kefir, peça a essa pessoa alguns grãos.
Nos mesmos locais em que você encontra doadores, você pode achar pessoas que querem receber o alimento. Nesse caso, são os grãos de kefir que são doados. O micro-organismo pode ser doado de forma desidratada e congelada. O degelo só deve ocorrer no momento em que os grãos forem colocados no substrato de leite ou água.
Como Fazer Kefir de Água Junte os grãos com a água e o açúcar dentro do pote já esterilizado, tampe com o pano e o elastico. Leve para fermentar por 24 horas, em um lugar escuro e fechado. Depois é só coar passando por uma peneira não metalica, voltar os grãos para o vidro já limpo e esterilizado.