As aminas possuem caráter mais básico que os compostos oxigenados, porque o nitrogênio é menos eletronegativo que o oxigênio e, dessa forma, ele é capaz de compartilhar o seu par de elétrons com maior facilidade que o oxigênio.
Em química orgânica, amina terciária são compostos orgânicos nitrogenados derivados da amônia. São consideradas básicas, pois possuem um par de elétrons livre que pode se ligar a um cátion através de uma ligação covalente dativa.
Aminas são substâncias orgânicas que apresentam um ou mais radicais ligados ao Nitrogênio e são muito utilizadas na produção de outros compostos orgânicos. Aminas são compostos orgânicos nitrogenados que derivam da substância amônia (NH3) pela substituição de um ou mais hidrogênios por radicais orgânicos.
As aminas podem ser classificadas em primárias, secundárias e terciárias, dependendo da quantidade de hidrogênios substituídos por grupos orgânicos na amônia.
A nomenclatura oficial das aminas é feita escrevendo-se a palavra “amina” como sufixo, e os prefixos são dados pelo grupo orgânico ligado ao nitrogênio. As aminas são compostos orgânicos provenientes da substituição de um ou mais hidrogênios da amônia (NH3) por grupos orgânicos.
As amidas são moléculas orgânicas que formada por um grupamento nitrogenado e uma carbonila ou algum outro tipo de corpo carbônico. Já as aminas são apenas os compostos nitrogenados, sem os outros radicais que podem estar ligados a ela.
As aminas aromáticas são tóxicas e letais. Aminas no cotidiano: No cotidiano, esse grupo funcional é encontrado nas moléculas de muitas substâncias estimulantes e em drogas, tais como a cafeína, a nicotina, anfetaminas (um de seus derivados é o ecstasy), a cocaína e o crack.
O ácido cianídrico é muito utilizado na fabricação de plásticos, pesticidas, fertilizantes agrícolas, corantes, entre outros. Outra nitrila bastante conhecida é a etanonitrila, representada pela fórmula química C2H3N, também denominada cianeto de metila ou acetonitrila.
Os isonitrilos são muito utilizados em diversas sínteses orgânicas (produção de novas substâncias orgânicas) e na fabricação de pesticidas e agrotóxicos. Esses compostos são originados quando o ácido isocianídrico reage com um álcool, por exemplo.
Utilizações. Os nitrocompostos, de forma geral, podem ser utilizados na fabricação de agrotóxicos, corantes, anilina, bactericidas, fungicidas, aditivos, solventes; atuam também como explosivos e no refino do petróleo.
De maneira geral, pode-se considerar que as nitrilas são obtidas pela substituição do hidrogênio do gás cianídrico (HCN) por um radical orgânico. ... O próprio gás cianídrico é considerado uma nitrila.
Nitrilas. As nitrilas são derivadas do ácido cianídrico pela substituição do átomo de hidrogênio pela cadeia carbônica. O nitrogênio realiza ligação tripla com carbono neste tipo de composto e é comum a presença do grupo cianeto (CN).
Em outras palavras, substâncias polares dissolvem em solventes polares e substâncias apolares dissolvem em solventes apolares. Portanto, no caso das nitrilas, elas possuem altos pontos de fusão e ebulição devido à grande polaridade do grupo –CN e elas são insolúveis em água.
Os compostos orgânicos se diferenciam dos demais através de certas propriedades, como: Solubilidade, Temperatura de fusão e ebulição e Combustibilidade. Vejamos do que se trata cada uma delas. Sabe-se que, para uma substância ser solúvel em outra, ambas precisam apresentar a mesma polaridade.
A maioria dos compostos orgânicos sofre fusão geralmente em temperaturas compreendidas entre 50 e 300ºC. Uma substancia orgânica pura geralmente possui um ponto de fusão bem definido, ou seja, a fusão ocorre em uma faixa estrita de temperatura.