A coluna “esférico”, também denominada de “Esf.”, indica quantos graus de miopia ou hipermetropia há em cada olho. ... E na coluna “Cilíndrico” ou “Cil.” indica, em cada olho, o grau de astigmatismo.
O eixo é um valor que permite a correção dos pontos focais causados pelo astigmatismo, permitindo a existência de apenas um ponto focal, como é o caso de pessoas com visão normal. Esse valor também é capaz de influenciar na espessura da lente.
O eixo do astigmatismo é a localização do grau de astigmatismo na córnea do olho. E o valor do eixo pode variar de 0 a 180 graus. O astigmatismo cria diversos pontos focais em nossos olhos, quando o normal é que se tenha apenas um ponto focal.
EIXO DO ASTIGMATISMO, VARIA DE 1 A 180 GRAUS Esse grau de perto é sempre somado ao grau de longe e é sempre precedido de um sinal positivo (+). Por exemplo, se uma pessoa tem +2,00 graus para longe (hipermetropia) e necessita de uma adição de +3,00 para perto, o seu óculos de perto vai ser de +5,00 (+2,00 + 3,00).
Essas variações do eixo do astigmatismo podem ocorrer por diversos fatores. Por exemplo, flacidez palpebral, doenças corneanas como ceratocone (comum em coçadores de olhos), lesões oculares (um soco), olho seco, catarata, dentre outros motivos.
O eixo errado pode provocar desconforto na adaptação com o seu óculos. Você pode ver imagens distorcidas e sentir alterações na imagem que está enxergando. Outras medidas como da DNP e altura de montagem do óculos incorreta, também podem dificultar na adaptação com o óculos.
O eixo do astigmatismo é o meridiano em que o foco esta mais próximo a retina. Uma córnea normal é redonda e lisa, quando o indivíduo possui astigmatismo a curvatura da córnea se torna ovalada, fazendo com que as imagens se formem em vários focos que se encontram em vários eixos do astigmatismo.
Como saber meus graus de astigmatismo?
Os primeiros enxergam mal de longe, enquanto os hipermetropes sofrem para ver de perto. Quem tem astigmatismo não vê direito nem coisas próximas nem afastadas. Na miopia, o foco visual se forma antes da retina. Então o paciente tem dificuldade de enxergar de longe.
É sempre importante lembrar que você pode usar a lente que corrige apenas a miopia. Ela inclusive pode corrigir pequenos graus de astigmatismo dando uma visão de alta qualidade. Entretanto, como ressaltou a dra Ediluce, em graus acima de -0,75 o ideal são as lentes de contato tórica.
quem tem astigmatismo possui dificuldade para enxergar tanto de perto quanto de longe, a visão das pessoas com esse problema de visão fica embaçada independente da distância dos objetos. Já quem tem miopia, tem dificuldade para enxergar apenas os objetos que estão longe.
Miopia: 3 conselhos para combatê-la e ter uma visão melhor
O tratamento para miopia pode ser feito com o uso de óculos ou lentes de contato que ajudam a focar os raios de luz, colocando a imagem sobre a retina do olho. No entanto, outra opção é a cirurgia para miopia que pode ser feita, geralmente, quando o grau se encontra estabilizado e o paciente tem mais de 21 anos.
As lentes divergentes são utilizadas para corrigir a visão de quem possui miopia. Isso porque esse distúrbio visual faz com que a imagem seja focalizada antes da retina, por isso, quem o tem não consegue enxergar nada que esteja longe, mas o que está perto é visto com nitidez.
As lentes divergentes são lentes que possuem uma curvatura interna, ou seja, suas bordas são mais grossas que o centro. Por afastarem os raios de luz, são utilizadas no tratamento da miopia, já que, com este afastamento, ocorre o aumento da distância focal.