E é aí que entra a outra propriedade curiosa da água: quando aumenta a pressão, ela derrete! É a alta pressão que impede o congelamento desse líquido. Então, não tem jeito: por mais grossa que seja a camada de gelo da superfície, a água no fundo dos oceanos não congela mesmo!
Porque a mistura de água e sal só congela a uma temperatura bem mais baixa que a água pura. ... Assim, o sal descongela a neve. No geral, água se solidifica a 0 grau.
Resposta. Porque a água dos oceanos não está pura. Tem sal nela, então para que congele totalmente é necessário que ela atinja uma temperatura menor que zero, de acordo com a concentração de sal.
Porque a camada de gelo funciona como uma espécie de cobertor, impedindo que a água mais profunda congele. “A capa gelada faz o papel de isolante térmico. ... A água de lagos e rios congela a 0ºC e nos oceanos a -1,8ºC – porque o sal reduz a temperatura necessária para o congelamento.
Dessa maneira, os canos de água devem ser enterrados abaixo da linha de congelamento, assim a água fica sempre líquida. ... Da mesma forma, a fundação das casas deve ser enterrada abaixo da linha de congelamento, pois de outra maneira, o gelo trinca as sapatas de concreto.
Por causa da geometria de suas moléculas. Quando a água está na forma líquida, elas ficam bem juntinhas umas das outras. Já no estado sólido, como gelo, acabam se separando. Isso acontece porque o gelo é formado por moléculas de água arranjadas geometricamente em forma de cristais.
Quando um copo com água é colocado no congelador, a superfície da água é a primeira a se solidificar. Isso acontece porque: a densidade do gelo é maior que a da água. o coeficiente de dilatação da água é negativo entre 0 °C e 4 °C. a tensão superficial existe na superfície da água.
Solidificação: passagem de uma substância do estado líquido para o sólido. Para que ocorra, é necessário que a substância perca calor. Quando a água no estado líquido forma o gelo no freezer, por exemplo, estamos observando a solidificação.
A água vira gelo tanto a partir do estado líquido quanto do gasoso (vapor de água). Isso acontece quando ela atinge uma temperatura igual ou inferior a 0°C. ... Quando o vapor de água chega ao ponto de congelamento, ele pode se transformar em geada, se estiver no solo, ou em neve, se estiver em uma nuvem.
Ainda devido ao comportamento anômalo da água: a água mais densa é aquela que está a 4ºC, com isso, ela desce e fica no fundo dos lagos, ao passo a que a água a 0ºC que está menos densa fica na superfície, trocando calor diretamente com o ambiênte e com isso facilitando seu congelamento.
A água de rios e lagos, em lugares muito frios, só congela na superfície que está em contato com o ar frio. Isso porque, em baixas temperaturas, a água dilata e, à medida que se solidifica transformando-se em gelo, fica menos densa.
Em virtude dessa diferença de densidade, as águas dos lagos e mares não se congelam completamente, pois forma-se uma camada de gelo menos densa que fica na superfície e cria um isolante térmico natural que faz com que a água abaixo dela permaneça na fase líquida. Isso salva a vida animal e vegetal dos lagos e mares.
Uma das razões que faz a água, próxima à superfície livre de alguns lagos, congelar no inverno, em regiões de baixas temperaturas, é o fato de que ao ser resfriada, no intervalo aproximado de 4 °C a 0 °C, ela sofre um processo de dilatação.
3) entre 4ºC e 100ºC a densidade da água diminui, pois seu volume aumenta (a densidade mínima ocorre em 100ºC, quando a água começa se transformar em vapor); 4) entre 0ºC e 4ºC a densidade da água aumenta, pois seu volume diminui (a densidade máxima ocorre em 4ºC, onde o seu volume é o menor possível);
O comportamento irregular da água entre as temperaturas de 0 e 4ºC ocorre porque suas moléculas realizam ligações de hidrogênio. Quando uma substância é aquecida, ela recebe energia de forma que suas moléculas ficam agitadas, passando a ocupar um maior volume, ou seja, sofre dilatação.
Mas como vimos, os líquidos sofrem dilatação da mesma forma que os sólidos, ou seja, de maneira uniforme, então como é possível que haja água em estado líquido sob as camadas de gelo com temperatura igual ou inferior a 0°C? ... Como é possível perceber, o menor volume para a água acontece em 4°C.
Na maioria dos líquidos ao serem resfriados, suas moléculas perdem energia e tendem a ficar bem próximas umas das outras, causando uma contração no volume. Isso não ocorre com a água, pois a mesma possui um comportamento anômalo. De forma que, resfriando de 4ºC a 0°C seu volume, ao invés de diminuir, aumenta.
6. Quando resfriamos uma determinada quantidade de água de 4°C até 0°C, ocorre que: a) o volume aumenta e a densidade diminui.
Os diagramas abaixo ilustram o comportamento do volume e da densidade em função da temperatura. Então, a 4°C, tem-se o menor volume para a água e, consequentemente, a maior densidade da água no estado líquido. Obs.: a densidade da água no estado sólido (gelo) é menor que a densidade da água no estado líquido.