O que há de novo nas famílias? O britânico Anthony Giddens (1938-) considera o casal como o centro da vida familiar na sociedade contemporânea, e a intimidade como fundamento da união. Na família tradicional, o casal unido pelo casamento era apenas uma parte, e com frequência não a principal, do sistema familiar.
O funcionalismo postula que a sociedade evolui como organismos. Essa abordagem analisa tanto a estrutura social quanto as funções sociais. O funcionalismo aborda a sociedade como um todo em termos da função de seus elementos constituintes; ou seja, as normas, os costumes, as tradições e as instituições.
É a coesão social que possibilita as solidariedades orgânica (nas sociedades complexas) e mecânica (nas sociedades simples). ... A coesão social é fundamental para que tenhamos uma sociedade melhor. Sem coesão teremos um estado de anomia e uma desintegração social, por isso ela deve ser objeto de políticas públicas.
A anomia é um conceito desenvolvido pelo sociólogo francês Émile Durkheim para explicar a forma com a qual a sociedade cria momentos de interrupção das regras que regem os indivíduos. O termo deriva da palavra grega nomos, que significa “norma”, “regra” e precedida pelo prefixo de negação a- (“não”).
Verificado por especialistas. A coesão está diretamente ligada ao ato de corrigir o indivíduo. A coerção parte da forma de domínio aplicada. ... O fato social para Durkheim é refletido como qualquer forma de coerção sobre os indivíduos que é tida como uma coisa exterior a eles.
Já para a Sociologia e Filosofia, o indivíduo – como sinônimo de ser humano / cidadão – é aquele que possui uma identidade própria que o distingue dos demais indivíduos. ... Por extensão, a palavra “indivíduo” também pode ser usada no sentido pejorativo, se referindo a alguém que é desprezível ou indigno de algo.