Mantém sua riqueza na releitura e oferece riquezas novas na descoberta. É a consagração de Amado como um clássico: está sempre se renovando. Por isso, permanece.
5 dicas para começar a ler mais
A história do filme tem início na madrugada do Carnaval de 1943, na cidade de Salvador. Em meio a folia, um homem cai morto. Na sequência, revela-se que se trata de Vadinho [José Wilker (1946-2014)], marido de Dona Flor [Sônia Braga (1950)]2.
Valdomiro dos Santos Guimarães
Para o antropólogo Roberto DaMatta, em Dona Flor e seus dois maridos, “Jorge Amado faz que a ambigüidade, o triângulo amoroso e o ponto de vista feminino se transformem em valores e deixem de ser o pólo negativo da ordem social ou da condição humana”.
O romance se inicia com a morte de Vadinho, um boêmio, jogador e alcoólatra que morre subitamente em pleno carnaval de rua, vestido de baiana. Deixa viúva Dona Flor, a quem explorava e que, apesar da vida desregrada do marido, era apaixonada por ele.
Paloma Amado Costa
6 de agosto de 2001
Jorge Amado é considerado um representante da segunda fase do Modernismo no Brasil, voltada aos romances regionalistas. No entanto, sua obra é dividida pelos críticos literários em: Romances da Bahia ou proletários que retratam a vida na cidade de Salvador, como é o caso de Suor, O país do Carnaval e Capitães da areia.