sem sombra de dúvida. Assim teremos, pela ordem: Bará, Ogum, Yansã, Xangô, Obá, Odé, Otim, Ossanyn, Xapanã, Oxum, Yemanjá e Oxalá, os doze Orixás cultuados no nosso estado.
Os voduns no Jeje são basicamente os da Mitologia jeje e fom.
Passarinhos - por seus encantos têm a proteção de Logun Edé. Galo - com seu canto místico tem a proteção do senhor dos mistérios das folhas, Ossaim. Cobra- representando a mobilidade tem proteção do Senhor do arco-íris, Oxumarê. Cavalo - representa a força e a saúde física tem a proteção do Orixá da saúde, Omolu.
Obaluaiyê
Xangô, chefe do vermelho, rei de Oyó, dono do fogo é um evidente símbolo solar, com seus 12 Obás, seus 12 pares, seus 12 cavalheiros e, portanto, um símbolo de vida, de erotismo e sensualidade, no seu melhor sentido, presidindo inclusive o amor, e, odiAndo acima de tudo a morte, a doença.
Isto quer dizer que, somente o seu pai ou mãe de cabeça é quem pode lhe atender....Tábua Numerológica.
O método mais funcional para descobrir um dos seus orixás principais, é através do dia da semana que você nasceu. Vamos entender, que cada dia da semana tem a regência de um grupo de orixás. Isso é tão levado a sério, que trabalhos tem dias específicos para ser realizados de acordo com a energia regente.
Segundo o próprio Ubirajara, ele era um guerreiro da tribo dos Tupinambá, e nasceu aproximadamente em 1556 no território onde hoje e á Bahia. ... Com 16 anos ele enfrentou os portugueses e quase foi morto, mais quando ele completou 20 anos destruiu mais de 200, e o líder branco foi comido pela tribo.