Economia do Primeiro Reinado O Brasil comercializava produtos cujo preço de exportação estavam caindo, tais como algodão, açúcar e tabaco. A comercialização do café, por sua vez, começava a se expandir. Contudo, o desenvolvimento do “ouro verde” como era chamado, não era ainda suficiente para evitar a crise econômica.
A imposição da Constituição de 1824, o episódio da Confederação do Equador e o envolvimento do rei na sucessão do trono português figuravam os principais episódios responsáveis pelo desgaste político de Dom Pedro. No ano de 1831, a situação se agravou com novos episódios.
A história do Primeiro Reinado foi marcada por fatos importantes para a política brasileira, como a Assembleia Constituinte (1823), a Constituição de 1824, a Confederação do Equador (1824), a Guerra da Cisplatina, em 1825, e a abdicação de D. Pedro I (1831).
Resposta. Resposta: Ao ascender como chefe supremo do Estado monárquico do Brasil, Dom Pedro I chegou ao poder para atender aos anseios de uma elite temerosa em perder todas as liberdades políticas e econômicas alcançadas durante o governo de Dom João VI.
Os fatores internos começaram com o fechamento da Constituinte e a outorga da Constituição, na qual foi criado o Poder Moderador, que concedia poder absoluto ao Imperador, o que gerou muitas revoltas contra D. Pedro I, como a Confederação do Equador, que juntava as regiões do Nordeste revoltadas com esse regime.
A perda da Província Cisplatina; As dificuldades financeiras advindas da falência do primeiro Banco do Brasil; A inflação ocasionada pela elevação dos preços dos alimentos.
O golpe militar que conduziu à proclamação da República deu fim à monarquia em 1889. Dom Pedro II, imperador do Brasil de 1840 a 1889, foi um dos grandes nomes – se não o maior – do Brasil Império.
Resposta: Alguns fatores que podemos destacar é a insatisfação geral dos brasileiros com o governo que sempre favorecia os portugueses e também pela opressão de D. Pedro I (por exemplo a elaboração da constituição em que ele fechou o congresso e prendeu os envolvidos que queriam diminuir seus poderes).
A contração de dívidas com a Inglaterra e o gasto de verbas com a Guerra da Cisplatina fortaleceram o movimento oposicionista. Em 1829, a falência do Banco do Brasil agravou o repúdio aos poderes imperiais. Dessa forma, a vitória dos oposicionistas, em 1830, dava sinais do enfraquecimento político de Dom Pedro I.
São Paulo, São Paulo, Brasil
24 de setembro de 1834
Pedro de Alcântara João Carlos Leopoldo Salvador Bibiano Francisco Xavier de Paula Leocádio Miguel Gabriel Rafael Gonzaga de Bragança e Bourbon
Resposta. Explicação: Seu nome completo era Pedro de Alcântara João Carlos Leopoldo Salvador Bibiano Francisco Xavier de Paula Leocádio Miguel Gabriel Rafael Gonzaga de Bragança e Bourbon.
Do relacionamento com d. Pedro I, Domitila teve cinco filhos, sobrevivendo apenas duas meninas: Isabel Maria (1824-1898), reconhecida pelo imperador e feita Duquesa de Goiás, e Maria Isabel (1830-1896), condessa de Iguaçu por casamento.
Isabel do Brasil
Independência ou Morte (Pedro Américo)
Foi D. Pedro I quem proclamou a independência do Brasil, às margens do rio Ipiranga, em São Paulo, com o famoso grito: “independência ou morte!”. ... Ou seja, a independência foi a proclamação de independência do Brasil, a morte seria você morrer sendo dependente. Assim formando o Brasil, e não foi D.