O processo de limagem pelo processo mecânico, consiste no corte ou arrancamento de aparas utilizando para o efeito uma máquina-ferramenta chamada limador. ... O limador é uma máquina de limar ou aplainar que permite executar superfícies planas em peças de pequenas e médias dimensões.
O que é limagem? usinagem, destinado a obtenção de superfície planas, curvas, rebaixos e furos em concordância ou não com o auxilio de limas. de corte qualquer, o resultado quase inevitável é o aparecimento de rebarbas que precisam ser retiradas. ... Para isso, usa-se uma ferramenta chamada lima.
a) Os trabalhos que podem ser feitos por meio de limagem são: reparação de má- quinas, ajustes diversos, usinagem para a confecção de gabaritos, lâminas, matrizes, guias, chavetas.
aço-carbono temperado
Existem vários tipos de limas, como a lima agulha, lima chata, lima mursa, lima chata bastarda, lima redonda, lima quadrada, lima triangular e lima de funileiro. Cada uma possui características, funcionalidades e aplicações particulares.
Limas para desgaste de metais e afiação de ferramentas, lima bastarda ou murça! Lima é uma ferramenta que serve para desgastar metais. Existem as limas bastardas que desbastam e as limas murça que servem para dar acabamento.
O picado simples faz-se com uma inclinação de 70º a 80º (graus) em relação ao eixo da lima. As limas com picado cruzado empregam-se para o limado de metais duros, como o aço, ferro fundido, materiais de grande resistência ao corte.
Lima Chata Para limagem de ferramentas mecânicas e ferramentarias. Possuem ambas as faces com picado duplo e as bordas com picado simples, a ponta é ligeiramente afilada na largura. As limas bastardas destinam-se ao desbaste rápido, tanto para materiais ferrosos como não-ferrosos.
Tanto as limas quanto as grosas são ferramentas para desbaste e acabamento, a grande diferença entre elas é que a grosa é usada em madeira e a lima pode ser usada para outros materiais como plástico e ferro por exemplo, sendo muito útil para os eletricistas.
Ou seja, madeira e umidade na sua lima ou grosa, não combinam nada nada. Mas não tem muito segredo, basta usar uma escovinha para limpar e micro-óleo anticorrosivo (M1) para conservar.
Usadas para afiar todos os tipos de serrotes com dentes em ângulo de 60º. Estas limas de corte simples possuem o picado das bordas dimensionado para afiar os vãos entre os dentes do serrote.
Limpar ferrugem com vinagre é um dos métodos caseiros mais utilizados. Mergulhe a ferramenta por 48 horas no produto e depois esfregue com uma esponja de aço. Poderá ser necessário repetir a operação para a limpeza completa. Após essa etapa, seque bem a ferramenta e finalize com óleo vegetal.
Como conservar: Devidamente cuidado, um bom serrote pode durar muitos anos e para isso você deve: Sempre limpá-lo com estopa e óleo após terminado o trabalho para evitar ferrugem e se preciso usar uma lixa fina. Guardá-lo pendurado em um lugar seco e seguro.
Para evitar que as ferramentas sofram oxidação, aplique um pouco de óleo anticorrosivo a cada seis meses em suas ferramentas. Ao passar o óleo, espere alguns minutos e depois tire o excesso com um pano. O óleo também serve para limpar as ferrugens leves, caso a parte metálica esteja suja, limpe com graxa ou vaselina.
Confira e pratique!
Ao suco, adicione o bicarbonato de sódio à vontade. Mexa cuidadosamente essa mistura com um pincel. Tente manter a mistura mais pastosa possível, colocando bicarbonato de sódio para isso. Se preferir, você pode fazer uma solução pastosa acionando o suco de limão ao bicarbonato, vagarosamente.
Bicarbonato de sódio
Limão e sal Em um recipiente plano, coloque as ferramentas enferrujadas, coloque sal sobre elas e depois esprema suco de limão até banhá-las completamente. Deixe a mistura agir por duas ou três horas. Depois remova a ferrugem com a própria casca do limão.