A segurança do trabalho é um conjunto de medidas que têm como objetivo garantir a saúde, a segurança e o bem-estar dos trabalhadores no ambiente laboral. Entre os principais objetivos da segurança do trabalho, destacam-se os seguintes:
Você está em busca de conhecimentos atualizados e oportunidades para aprimorar sua especialização na área de segurança privada? Não perca a chance de se manter informado e conectado com as últimas tendências e insights do setor!
Segurança do Trabalho (ST) é um conjunto de práticas de prevenção para proteger o colaborador de riscos ocupacionais e acidentes de trabalho, proporcionando um ambiente laboral saudável, a fim de que tenha condições de executar suas tarefas da melhor forma possível.
Antes dessa norma, a OHSAS 18001 era a norma voltada para a saúde e a segurança do trabalho — desde 2018, os empreendimentos que são certificados na OHSAS 18001 têm até 3 anos para migrar para a ISO 45001, que é uma versão mais completa e atualizada.
Os danos e perdas relacionados à Segurança do Trabalho podem ser significativos tanto para os trabalhadores quanto para as empresas. Alguns dos principais danos e perdas são:
A legislação brasileira possui diversas normas e regulamentações específicas que tratam da Segurança do Trabalho. A principal legislação que aborda esse tema é a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), além de outras normas regulamentadoras criadas pelo Ministério do Trabalho, conhecidas como NRs (Normas Regulamentadoras).
A principal finalidade da Segurança do Trabalho é promover a qualidade de vida no ambiente laboral e evitar acidentes de trabalho ou doenças que possam ocorrer pelo exercício diário da atividade na corporação, como aquelas que provoquem lesões no corpo ou perturbação funcional que limita ou reduza a capacidade laboral, permanente ou temporária, ou que, em casos mais graves, cause a morte.
Ao final deste artigo sobre Segurança do Trabalho, fica evidente o papel fundamental dessa área na preservação do bem-estar dos colaboradores e no sucesso das empresas. Através da identificação, controle e prevenção de riscos laborais, a Segurança do Trabalho se revela como um verdadeiro alicerce para um ambiente laboral seguro, saudável e produtivo.
Se pudéssemos escolher uma única frase para definir a importância da Saúde e Segurança do Trabalho dentro das empresas, seria “prevenir acidentes e doenças ocupacionais”. Simples e direta ao ponto, porém com muito significado.
Objetiva determinar as medidas de segurança adotadas por empresas do trabalho aquaviário, isto é, embarcações comerciais para o transporte de pessoas ou mercadorias.
Os principais objetivos da Segurança do Trabalho são garantir a saúde, segurança e bem-estar dos trabalhadores no ambiente laboral, bem como prevenir acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Abaixo estão os objetivos mais relevantes dessa área:
Os principais riscos relacionados à Segurança do Trabalho podem variar de acordo com o setor de atividade e as características específicas de cada ambiente de trabalho. No entanto, alguns riscos são mais comuns e podem estar presentes em diversas áreas. Os principais são:
• NR 32 – Segurança e Saúde no Trabalho em Estabelecimentos de Saúde: obrigatoriedades para proporcionar segurança, recomendando medidas preventivas e capacitação para o trabalho;
A postura das empresas em relação à Segurança do Trabalho deve ser proativa, responsável e comprometida com a saúde, segurança e bem-estar dos seus colaboradores. Algumas diretrizes essenciais para a postura das empresas são:
• NR 18 – Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção: medidas de proteção para a indústria da construção (antes, durante e após a finalização da obra);
Isso é viável por meio de levantamentos técnicos, onde os profissionais responsáveis pela Segurança do Trabalho, analisam a exposição dos trabalhadores no seu ambiente laboral, reconhecendo os riscos que possam ocasionar um acidente de trabalho ou levar a uma doença ocupacional e desenharão ações para prevenir acidentes e para maximizar a qualidade de vida entre os colaboradores.
Regulamenta as cores utilizadas nas sinalizações de segurança dos ambientes de trabalho, a fim de identificar as zonas de perigo, organizar o local de trabalho e prevenir acidentes ocupacionais.
Como a Segurança do Trabalho é regulamentada no Brasil? ... No Brasil, a Legislação de Segurança do Trabalho compõe-se de Normas Regulamentadoras, leis complementares, como portarias e decretos e também as convenções Internacionais da Organização Internacional do Trabalho, ratificadas pelo Brasil.
A classificação de riscos segurança do trabalho existem em cinco tipos, conforme a Norma Regulamentadora 9 (NR-9) e a Portaria 25/1994 do Ministério da Economia, Secretaria Especial de Previdência e Trabalho. As cinco classificações são: físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e acidentais.
Qual a importância da prevenção de acidentes?
Esta futura NR será a base de toda a legislação de segurança e saúde no trabalho, com a definição de conceitos que deverão ser posteriormente incorporados em todas as demais normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho. ...