A arquitetura vernacular pode ser definida como uma tipologia de caráter local ou regional, na qual são empregados materiais e recursos do próprio ambiente onde a edificação está inserida.
Arquitetura Vernacular é uma forma de construção que usa materiais locais, algumas técnicas tradicionais, tipologias regionais e adequada ao ambiente. Estamos falando das construções de taipa (pau-a-pique), de adobe, madeira, pedras, bambu, telhado de palha, entre outros.
Um projeto de casa sustentável começa na escolha da sua localização. Um local apropriado é aquele que fica longe de áreas de preservação, para evitar qualquer impacto negativo. Também é interessante que uma casa sustentável fique próxima de locais com fácil acesso ao transporte público e lojas de conveniência.
Soluções sustentáveis são técnicas físicas, químicas ou sociais capazes de interferir menos no meio ambiente, garantindo uma redução de danos nos ecossistemas e na vida existente na Terra. Tendo isso em vista, soluções sustentáveis podem compreender qualquer tipo de prática.
A inovação sustentável é uma estratégia que faz parte de um contexto onde inovar é preciso, mas respeitar o meio ambiente também. ... Ou seja, é necessário adotar um ideal de inovação disruptiva, que rompe padrões, para adotar um novo processo que realmente faça sentido agora.
Veja a seguir 10 dicas importantes para preservar o meio ambiente:
Uma das principais medidas de preservação dos recursos naturais é o consumo consciente de água potável. Atitudes como fechar a torneira enquanto escova os dentes, varrer a calçada em vez de lavar com mangueira e reaproveitar a água da chuva já fazem muita diferença!
10 atitudes que podem salvar o planeta
Os desafios da Humanidade para preservar o planeta terra e as pessoas que nele estão começam com a preservação ambiental, a diminuição da emissão de gases na atmosfera, a preservação de espécies e o consumo consciente, além é claro, da necessidade de alternativas sustentáveis. na geração de energia.
No ritmo de desmatamento atual, daqui a 20 ou 30 anos podemos atingir o ponto de irreversibilidade da Floresta Amazônica. Na medida em que o microclima se altera, corremos o risco da desertificação, da transição para uma condição assemelhada à da savana. O segundo desafio é o modelo predatório da economia.
O maior desafio da atualidade com relação ao desenvolvimento sustentável é aliar as novas tecnologias e desenvolvimento delas às técnicas que não sejam nocivas ao meio ambiente.