Na mesosfera a queda de temperatura passa a ocorrer em virtude da baixa concentração de moléculas e da diminuição do calor oriundo da camada de ozônio, que ficou pra baixo. Apesar da baixa concentração, o ar presente na mesosfera é suficiente para oferecer resistência a objetos que entrem em nossa atmosfera.
São elas: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera. Juntas, as cinco compõem a atmosfera, camada gasosa que envolve a Terra e é responsável, entre outras coisas, por manter o equilíbrio térmico do planeta, proteger contra o impacto de meteoros e filtrar os raios ultravioleta.
Essa camada se estende até 20 km do solo, no equador, e a aproximadamente 10 km nos pólos. Estratosfera - A estratosfera chega a 50 km do solo. A temperatura vai de 60ºC negativos na base ao ponte de congelamento na parte de cima.
Cerca de 90% do ozônio em nossa atmosfera está contido na estratosfera. O limite superior da estratosfera é a estratopausa, zona em que a temperatura para de subir. Daí em diante entra-se na mesosfera. De 50 km a 80-85 km de altitude está a mesosfera.
Resposta: acontece a aeroluminescência. Que é um fenômeno óptico da Atmosfera Terrestre que ocorre entre 80 a 300 km de altitude, consistindo na emissão de radiação eletromagnética em decorrência dos processos de reações fotoquimicas e iônicas.
É encontrado em duas regiões da atmosfera: cerca 10% do ozônio atmosférico encontra-se na troposfera, região mais próxima da superfície da terra (entre 10 e 16 quilômetros) e os restantes 90% encontram-se na estratosfera, a uma distância entre 10 e 50 quilômetros.
Consequências da destruição da Camada de Ozônio A ação intensa dos raios ultravioletas também pode causar diversos males à saúde humana, como: Degeneração do DNA das células. Câncer de pele. Cegueira.
O ozônio (O3) é um dos gases que compõe a atmosfera e cerca de 90% de suas moléculas se concentram entre 20 e 35 km de altitude, região denominada Camada de Ozônio. Sua importância está no fato de ser o único gás que filtra a radiação ultravioleta do tipo B (UV-B), nociva aos seres vivos.
O efeito estufa é um fenômeno natural que permite que o planeta se mantenha em uma temperatura adequada para a manutenção da vida. O Sol envia constantemente radiação solar ao nosso planeta. ... O nome desse processo é efeito estufa. Ao permitir que o calor fique retido, os gases proporcionam o aquecimento da Terra.
O efeito estufa é importante para a Terra pois é ele que mantém a temperatura adequada para a vida, absorvendo uma parte dos raios UV e refletindo outra parte para o espaço.
Para que serve a atmosfera? A atmosfera terrestre possibilita o efeito estufa, responsável pela manutenção da vida na Terra. Essa camada de ar impede que o calor proveniente do Sol retorne ao espaço rapidamente, evitando, assim, grandes amplitudes térmicas entre o dia e a noite.
Resposta. O efeito estufa é um efeito que ocorre naturalmente no nosso planeta que permite que a atmosfera retenha o calor do Sol e, portanto, aumenta a temperatura da Terra. Esse efeito é muito importante pois permite que os seres vivos não morram de frio.
Em física, balanço de energia é uma exposição sistemática dos fluxos e transformações de energia em um sistema. A base teórica para um balanço energético é a primeira lei da termodinâmica, segundo a qual a energia não pode ser criada ou destruída, apenas modificada em forma.
O efeito estufa e importante para o balanço de energia para a vida no planeta por conta da sua abssorção de energia o que possibilita a constância na temperatura da terra duarnte a noite.
Entre as principais atividades humanas que causam o aquecimento global e consequentemente as mudanças climáticas, a queima de combustíveis fósseis (derivados do petróleo, carvão mineral e gás natural) para geração de energia, atividades industriais e transportes; conversão do uso do solo; agropecuária; descarte de ...