Livro escrito por Gaston Leroux, publicado pela primeira vez em 1910, O Fantasma da Ópera é um romance fantástico cuja intriga se passa essencialmente no Palais Garnier. O livro, bastante popular, foi adaptado diversas vezes e contribuiu com o sucesso da mítica sala parisiense.
“O Fantasma da Ópera” é um romance francês, escrito por Gaston Leroux e publicado originalmente em série na famosa revista literária “Le Gallois”, entre 23 de setembro de 1909 e 8 de janeiro de 1910, e posteriormente publicada em livro em abril de 1910.
Don Juan Triumphant
Ao estender o braço na escuridão, o Persa tocou em uma pedra e descobriu os degraus de uma escada escura que os levaria à região dos tonéis dentro da adega de Erik. Chegando na adega de Erik, descobriram que os tonéis abrigavam pólvora e não vinho ou água.
Gaston Leroux
Resposta. Ela pedia libertação do pai/fantasma, mas ficou amarrada às substituições imaginárias que fez ao conhecer Raoul. O amor de um homem salva? Não há salvação que venha do outro e constatamos que, como em um teatro de marionetes, o pai de Christine puxou os fios do destino dela até o fim.
Significado de Ópera substantivo feminino Música Composição dramática, em que se combinam música e canto, com ou sem diálogo falado, em que entram uma abertura orquestral, árias, duos, trios, coros, recitativos, às vezes dança, e trechos sinfônicos.
Hoje a ópera apresenta-se em diferentes tipos ou formas específicos como, a Ópera-balada, Ópera Cômica ou Buffa, Ópera de Pequim, e a Opereta. A “Ópera-balada” (francesa) é um tipo de ópera que utiliza diálogos falados, intercalando com músicas inspiradas, geralmente, em temas populares.
Uma ópera segue, basicamente, uma programação padrão. Na primeira parte (abertura) é tocada uma música pela orquestra. Logo em seguida, vem o recitativo, onde os atores ficam dialogando. Os personagens secundários participam do coro, enquanto os principais interpretam as árias (composições para voz solista).
Normalmente, uma ópera é constituída por atos, e possui uma abertura, diversas árias, recitativos e coros. Também conhecida como ouverture, vorspiel, enleitung ou introduction, a abertura é a parte executada pela orquestra, localizada no fosso, geralmente com as cortinas ainda fechadas, e introduz a ópera ou um ato.
Como é a estrutura da ópera? A ópera começa com uma parte chamada Abertura, que é feita pela orquestra e, geralmente, resume muitas das músicas que acontecerão no decorrer da obra. Após a abertura, tem a divisão em atos, sim a ópera é dividida em atos! Os atos são compostos por uma alternância de árias e recitativos.
Tenor: é a voz masculina mais aguda. Quando se ouve uma ópera, aquele que canta mais agudo é o tenor. São normalmente os mais reconhecidos internacionalmente (a meu ver injustamente, porque gosto é de barítonos), mas isso deve-se ao facto de possuírem a maior parte dos papeis principais.
2 - Resposta completa: Enquanto a ópera séria trata com grande formalismo os temas míticos, heroicos ou da realeza, com vozes majoritariamente agudas, mesmo para papéis masculinos, com raros baixos ou barítonos, a ópera-bufa enfoca assuntos prosaicos, em tramas engenhosas, vivazes e humorísticas.
Numa ópera, geralmente o elenco se divide entre cantores, atores e bailarinos, enquanto que, no musical, cada artista deve executar as três funções. Um momento de grande emoção dramática é frequentemente encenado numa canção.
A opereta é uma precursora da moderna "Comédia Musical". É uma pequena ópera encenada, com o elenco formado por cantores de ópera treinados no estilo clássico. Já a "Comédia Musical" é uma peça teatral cantada, que utiliza atores que também são cantores.
Ato (do latim actu), no contexto teatral, é uma das divisões ou unidades que compõem uma peça de teatro ou uma ópera. O número de atos de uma produção pode variar de um para cinco ou mais, dependendo de como o autor estrutura a sua obra. A duração de um ato costuma variar entre 30 e 90 minutos.
duas horas
A ópera surgiu no início do séc. XVII, na Itália para definir as peças de teatro musical, às quais se referia, com formulações universais como dramma per música (drama musical) ou favola in música (fábula musical), espécie de diálogo falado ou declamado acompanhado por uma orquestra.
italiano
Ópera-bufa (italiano: opera buffa) é o termo usado para descrever a versão italiana da ópera-cômica. ... A sua origem estava ligada a desenvolvimentos musicais e literários que ocorriam em Nápoles na primeira metade do século XVIII, de onde a sua popularidade se espalhou para Roma e para o norte da Itália.
A ópera barroca rendeu um grande legado, utilizado até fins do séc. XIX, que foi o bel canto. O bel canto é um estilo de canto, aplicado à temática das óperas, e que se traduz pelo refinamento e intensidade da expressão melódica, ou seja, a melodia é tão bela e intensa que ela entra na memória com facilidade.
A música barroca se iniciou no final do século XVI e durou até a metade do século XVIII. Este período possui um número variado de características de estilo, como o uso do baixo contínuo e a ênfase nos contrastes de textura, andamento e volume sonoro.
As características mais importantes são o uso do baixo contínuo, do desejo e da harmonia tonal, em oposição aos modos gregorianos até então vigente. Na realidade, trata-se do aproveitamento de dois modos: o modo jônico (modo "maior") e o modo eólio (modo "menor").
Um libreto ( italiano para "livreto") é o texto usado ou destinado a uma obra musical extensa, como uma ópera, opereta, oratório, cantata ou musical. ... Libretto do italiano, é o diminutivo da palavra libro ("livro").
A cantata é tida como o tipo mais importante de música de câmara vocal do período barroco. O gênero ficou um pouco esquecido nos períodos posteriores, como o Classicismo e o Romantismo, e retornou no século XX com alguns compositores que resgataram elementos da música antiga em suas obras.