Veja algumas dicas:
quatro meses
Calopsitas são extremamente inteligentes, especialistas em aves dizem que as bichinhas possuem até mesmo a inteligência de uma criança de dois anos....Agora, dá uma olhada no que vem por aí nessa listinha completa de brinquedos que as calopsitas mais gostam:
Boa parte das vezes, as calopsitas domesticadas aprendem apenas a assobiar algumas canções. Como curiosidade, a espécie que mais se destaca no falatório é o papagaio-cinza africano.
Como amansar uma calopsita
Como cuidar de uma calopsita: Guia completo para um pet feliz e saudável
Como diversos outros animais, os filhotes de calopsita não vêm ao mundo completamente desenvolvidos. Com os olhos ainda fechados e sem penas cobrindo o corpo, eles não são capazes de se alimentar sozinhos ou de regular a temperatura corporal.
Balançando a cabeça: está dando atenção para você. Abrindo as asas de ponta cabeça: está bocejando, com sono e quer dormir. Crédito: Alexander Torres Louzada e Nelson Syozi. Tremendo o corpo: está relaxando ou se secando.
No entanto, o bico de alguns pode acabar crescendo demais devido a doenças, desnutrição, ou por não terem acesso aos brinquedos necessários. Jamais apare o bico do pássaro por conta própria, pois pode ser muito doloroso para ele. Em vez disso, visite um veterinário de aves que possa apará-lo de maneira indolor.
O "arrepio" é uma reação à baixa temperatura e uma forma de se evitar uma maior perda de calor. As aves são homeotérmicas, com temperatura constante, e conseguem mantê-la assim através dos alimentos e com auxílio das penas, que servem como isolante térmico.
“Quando doente, a ave diminui a atividade, fala menos, e fica mais encolhida e com penas arrepiadas. Na natureza, o papagaio é considerado uma presa.
O pássaro perde a sua vivacidade, fica muito quieto, como que inchado, com as penas abertas e os olhos sem brilho. Também uma gordura ou magreza excessivas, o abdômen muito encolhido ou distendido, as penas do pescoço sujas ou as narinas a supurar são sintomas certos de doença.
- Feridas ou hemorragias; - Vômitos ou regurgitação; - Corrimento nos olhos e no bico; Caso o criador observe algum desses sintomas, deverá levar a ave imediatamente a um veterinário, pois elas podem significar que alguma doença grave acometeu o canário.
Não perturbe o sono do pássaro e evite fazer muito barulho caso ele esteja no mesmo ambiente que a sua família. Quando doente, o pássaro precisa dormir 12 horas por dia. Mantenha o poleiro do pássaro baixo para atenuar possíveis quedas. Um pássaro doente possui mais chances de cair.
Frutas e vegetais não são os únicos produtos naturais que complementam a alimentação do periquito. Existe uma grande variedade de grãos que podemos cozinhar para dar a esses animais de estimação. Arroz, trigo cortado, quinoa e cevada são altamente recomendados para essa espécie.
Alimentos proibidos: Alface, semente de girassol, melancia, abacate, pão, bolo, bolacha, produtos industrializados, arroz, leite, café, chocolate… Água: oferecer água mineral sempre limpa e fresquinha.
Calopsita pode comer arroz cozido apenas em água, sem sal ou outros tipos de tempero. Após o cozimento, espere o alimento esfriar antes de servir. Alimentos muito quentes podem provocar queimaduras. No final, a ração ainda é a melhor opção para garantir à calopsita uma alimentação balanceada.