3. [Figurado] Parte superior, geralmente plana ou convexa, de uma parte do corpo (ex.: dorso da língua, dorso da mão).
A mão de divide em carpo, metacarpo e falange. Os ossos do carpo são oito, e estão distribuídos em duas fileiras. Na fileira proximal, temos os ossos escafóide, semilunar, piramidal e pisiforme. Na distal, os ossos trapézio, trapezóide, capitato e hamato.
Apesar de ser pequena em tamanho, a mão é uma das regiões do corpo com maior número de ossos, sendo formada por 27 ossos, e está dividida em 3 partes, sendo elas: carpo (punho), metacarpo e falanges (dedos).
Esta é achatada e está situada nas costas. O braço é formado por um único osso, o úmero. O antebraço tem dois ossos, o rádio e a ulna.
Anatomicamente, a perna envolve apenas a porção entre o joelho e o tornozelo, porém abordaremos o conceito mais amplo. Os ossos que formam essa estrutura são: fêmur, patela, tíbia, fíbula (antigamente denominada “perônio”) e tornozelo.
As células constituem a menor parte viva do nosso corpo, sendo consideradas as unidades funcionais e estruturais dos seres vivos. Nosso corpo é formado por milhares dessas pequenas estruturas. O nosso corpo é formado por uma série de órgãos e sistemas que garantem o funcionamento adequado do organismo.
As células são as menores unidades estruturais e funcionais dos seres vivos. Com exceção dos vírus, todos os organismos vivos possuem células.