Veia subclávia: é a continuação da veia axilar, estendendo à borda externa das costelas até a borda medial do escaleno anterior, onde se une à jugular para formar a veia braquicefálica.
A veia jugular interna situa-se ântero-lateralmente à artéria carótida interna, na sua metade proximal sob o músculo esternocleidomastóideo e sua metade distal no triângulo formado pelas porções clavicular e esternal do músculo esternocleidomastóideo, e pela clavícula.
Tipos de acesso venoso central
Com a mão não dominante comprimir a veia jugular logo acima da clavícula utilizando os dedos indicador e médio; 26. Com a mão dominante, realizar a punção percutânea, em ângulo de 35° aproximadamente com o cateter na direção céfalo-podálica; 27.
Diante do acima exposto, esta Câmara Técnica considera privativamente no âmbito da equipe de enfermagem, o profissional Enfermeiro como apto a realizar a punção de jugular externa, nas situações em que avaliar necessário este procedimento, considerando para tal sua competência técnica, ética e legal.
A veia jugular interna corre para baixo do lado do pescoço em uma direção vertical, situada inicialmente na lateral da artéria carótida interna, e depois lateral à carótida comum.
A artéria carótida comum sobe pelo pescoço e na margem superior da cartilagem tireóidea ela se bifurca em artéria carótida externa e interna. Nessa altura, há o seio carótido e o glomo (glomus) ou corpo carótico.
As principais artérias da cabeça e pescoço são as duas artérias carótidas comuns. Elas ascendem no pescoço e cada uma se divide em dois ramos: artéria carótida externa e artéria carótida interna.
As artérias e nervos mais importantes da cabeça e do pescoço são as seguintes:
Chá de cavalinha Um bom remédio caseiro para aterosclerose é a infusão de cavalinha pois ela ajuda a remover as placas de gordura e melhorar a circulação sanguínea. Adicione as folhas de cavalinha numa xícara de água fervente, tape, deixe esfriar por pelo menos 15 minutos, coe e beba a seguir.
Existem duas maneiras de desobstruir as artérias carótidas: por uma cirurgia convencional chamada endarterectomia ou por uma cirurgia endovascular chamada colocação de stent. Os dois procedimentos são eficientes e seguros quando indicados na situação correta.
Uma obstrução da carótida pode ocasionar um mini-acidente vascular cerebral , uma condição em que o fluxo sanguíneo para uma parte do cérebro é restringido, levando a déficits neurológicos transitórios, ou um acidente vascular cerebral integral, quando esse fluxo for bloqueado completamente, causando destruição do ...
Torcicolo: causada por rigidez muscular grave, ou um músculo encurtado em um lado do pescoço, fazendo com que a cabeça fique inclinado para um lado. O torcicolo miogeno é normalmente um sintoma de outro problema médico. Dor irradiada: isso acontece quando um problema em um lugar no organismo provoca dor em outro lugar.
Quais os principais fatores de risco para desenvolver um AVC?
Aproximadamente 80% dos casos de AVC poderiam ser evitados através do controle de fatores de risco mudanças nos hábitos de vida.