A ribose ou D ribose é um carboidrato simples, uma pentose naturalmente encontrada nos alimentos e que participa na formação de uma série de estruturas químicas do corpo, como o ácido desoxirribonucléico (DNA), ácido ribonucléico (RNA) e as adenina nucleotídeos (componentes energéticos), como adenina trifosfato (ATP), ...
O DNA é encontrado principalmente nos cromossomos do interior do núcleo celular e nas mitocôndrias.
O RNA transportador (RNAt) também é produzido a partir de uma fita do DNA. ... O RNA ribossômico (RNAr), chamado por alguns de RNA ribossomal, faz parte da constituição dos ribossomos. É nos ribossomos que a sequência de bases do RNA mensageiro é interpretada e a proteína, de fato, sintetizada.
O RNA mensageiro (RNAm) tem como função orientar a síntese de proteínas, estruturas cujo papel central em todos os seres vivos é a manifestação das características hereditárias contidas no DNA. É sintetizado a partir de uma cadeia molde de DNA e ribonucleotídeos livres através do processo de transcrição gênica.
Em eucariotas, a molécula de RNA resultante da transcrição tem de ser convertida em RNA mensageiro através de um mecanismo designado por processamento de RNA. Este processo consiste em dois passos: modificação das extremidades e excisão de intrões. Cada extremidade do transcrito primário, ou pré-mRNA, vai ser alterada.
As letras possíveis são A, C, G e T, representando os quatro nucleotídeos (subunidades) de uma cadeia de DNA – as bases adenina, citosina, guanina, timina, covalentemente ligadas a uma "coluna vertebral" de fósforo. ... Sequências de DNA também pode conter "ADN lixo".
Com auxílio de uma enzima chamada polimerases, as bases nitrogenadas vão pareando-se com sua base complementar: Timina com Adenina e Citosina com Guanina. Após o processo de pareamento das bases, duas novas moléculas de DNA se formam, inteiramente novas.
Um promotor contém sequências de DNA que deixam a RNA polimerase ou as suas proteínas auxiliares se ligarem ao DNA.
O sequenciamento de bases de diferentes promotores bacterianos mostrou que há sequências básicas que estão presente em todos eles. Por essa razão, elas são chamadas de sequências consenso. Essas sequências, no entanto, não possuem todas as bases iguais, havendo alguma variação entre elas.
A DNA Polimerase é capaz de sintetizar uma nova fita de DNA a partir de uma fita molde e agrega nucleotídeos na extremidade 3' da fita de DNA. Na verdade não é só uma enzima que participa da replicação, é um grupo de enzimas.
O enzima responsavél pela separação da fita do DNA é a helicase é uma enzima que promove a abertura da hélice deDNA, separando-o em duas fitas simples para que possa sofrer replicação. por esses motivos ela separa as duas fitas.
Fatores de transcrição são proteínas que ajudam a transformar genes específicos em "ligados" ou "desligados" através da conexão a um DNA próximo. Fatores de transcrição que são ativadores impulsionam a transcrição de um gene. Os repressores reduzem a transcrição.
A transcrição é o nome que se dá à formação de RNA a partir de uma fita de DNA, havendo a “cópia” das informações contidas no DNA para o RNA. Esse processo é de extrema importância, pois as informações transcritas para a molécula de RNA são traduzidas na formação de proteínas.