O Teste de Curva Glicêmica 120 minutos verifica os níveis de glicose no sangue no período basal (antes da administração de glicose) e no tempo 120 minutos após a ingestão oral de glicose. IMPORTANTE: exame realizado apenas nas unidades Santo Amaro, Centro, Vila Mariana, Tatuapé, São Miguel e Lapa .
O teste oral de tolerância à glicose (TOTG) é um importante exame para diagnóstico do diabetes mellitus (DM) que necessita de critérios para solicitação e padronização em sua realização.
Quanto ao quadro clínico, o recém-nascido hipoglicêmico pode ser assintomático ou sintomáticos apresentando letargia, sucção débil, choro anormal, hipotonia, apneia, convulsão, irritabilidade, tremores, taquicardia, taquipneia, palidez, cianose e hipotermia.
Qualquer recém-nascido cuja glicose cair a níveis ≤ 50 mg/dL (≤ 2,75 mmol/L) deve receber prontamente tratamento com alimentação enteral ou com infusão IV de glicose até 12,5%, 2 mL/kg durante 10 min; concentrações mais elevadas de glicose podem ser infundidas, se necessário, com cateter central.
Definição: Hiperglicemia no período neonatal é definida como glicemia de sangue total superior a 125 mg/dl (145 mg/dl de glicemia plasmática). É frequente a perda urinária de glicose, com diurese osmótica e risco de desidratação; há ainda aumento da osmolaridade plasmática, com maior risco de sangramento cerebral.
Diabetes em crianças e bebês: como identificar e tratar
O diabetes gestacional pode causar problemas à mãe e filho, como crescimento excessivo do bebê e, por consequência, um parto traumático, hipoglicemia neonatal e até obesidade diabetes na vida adulta. “A partir do diagnóstico até após o nascimento, mãe e bebê precisam de cuidados especiais e vigilância constante.