O papo corresponde a uma dilatação da porção posterior do esôfago e serve para armazenar o alimento coletado, ocorrendo alguma fermentação e embebição dos alimentos com mucosidades, preparando-os para a digestão gástrica posterior.
A moela é um órgão (com paredes grossas constituídas por músculos) especializado em triturar os alimentos consumidos pelas aves. Algumas espécies de aves herbívoras ingerem pequenas pedrinhas para que elas auxiliem na trituração dos alimentos pela moela.
A presença de pedriscos faz com que o alimento seja digerido mais rápido antes de entrar no trato intestinal (Bell, 2002). A região pilórica da moela desemboca no intestino delgado, o qual é coberto por uma monocamada de epitélio.
O PAPO FACILITA A DIGESTÃO POIS NELE FICA ARMAZENADO O ALIMENTO ATE QUE ELE AMOLEÇA COM O AUXILIO DA AGUA. DEPOIS O ALIMENTO VAI PARA O PROVENTRICULO (ESTOMAGO QUIMICO)PASSANDO PARA A MOELA QUE É MUITO MUSCULOSA E SUBSTITUI A FALTA DE DENTES NAS AVES POIS LÁ OS ALIMENTOS SÃO TRITURADOS COM O AUXILIO DE PEQUENAS PEDRAS.
Archaeopteryx
Os passarinhos nascem de ovos que as fêmeas depositam após serem fertilizados. Os ovos dos pássaros são de diversas formas; de cores e tamanhos diferentes, e sua quantidade, no ninho, é variável. O maior ovo é o do avestruz; e uma das menores é a do beija-flor. Um ovo de passaro (semelhante a um canário, pardal etc.)
Sinais físicos Uma ave defeca e bota os ovos por meio da mesma abertura, então, as fezes às vezes ficarão retidas na ave até que o ovo saia. Uma calopsita que esteja pronta para botar parecerá estar mais pesada. A área da abertura e do abdome inferior ficarão protuberantes e parecerão maiores por conta do ovo.
Em geral, quando querem atrair um parceiro, as fêmeas erguem a cauda e começam a piar baixinho, o que, para os mais leigos, dá a entender que calopsita entra no cio. Seja como for, um dos maiores estopins para o início do acasalamento é a presença de um ninho na gaiola.
A Calopsita está apta a reproduzir o ano todo, mas a criação tem maior chance de sucesso nos meses de primavera e verão. Podem reproduzir durante o ano todo, mas aconselha-se tirar apenas 2 a 3 ninhadas por ano, pois é um processo muito estressante para elas.
Uma calopsita pode aprender muitos truques, como cantar, imitar sua voz, assobiar músicas inteiras, imitar alguns movimentos de seus pais humanos, chamar o nome de algumas pessoas da casa, vir ao encontro dos pais quando chamam por seu nome, ficar no ombro, ficar no braço e fazer companhia para seus tutores.