A Sínfise da mandíbula ou Sínfise mandibular é uma estrutura anatômica que divide a mandíbula em duas partes. Uma crista suave na linha mediana. Localizada na região mentual, popularmente chamada de queixo.
A sínfise mandibular, também conhecida como sínfise mentoniana ou articulação intermandibular é considerada sinoartrose, ou seja, articulação com conexões fibrocartilaginosas unindo as duas hemimandíbulas (CUNHA et al., 2010).
A mandíbula é um osso singular que possui um formato distinto e simétrico em ferradura. Ela é a parte móvel dos ossos envolvidos no processo da mastigação, e por esse motivo todos os músculos mastigatórios, incluindo os músculos pterigóideos medial e lateral, o músculo temporal e o músculo masseter se inserem nela.
As fraturas podem ser definidas como uma ruptura parcial ou total do osso e podem ser classificadas em abertas ou fechadas, de acordo com o lesionamento da pele ou não. Uma fratura fechada é quando não ocorre o rompimento da pele, já a exposta é quando a pele é rompida e o osso apresenta-se exposto.
Tratamentos para diminuir a dor e a inflamação podem ser feitos em consultório, com lasers, ou mesmo em casa, como a aplicação de compressas quentes. Em casos mais graves, é possível fazer uma cirurgia na ATM.
O principal tratamento para DTM, consiste em uso de PMR (placa miorelaxante), sendo possível indicar termoterapia, eletroterapia, agulhamento, infiltração, terapia medicamentosa e até tratamentos cirurgicos (nos casos articulares).