O Texto Publicitário um tipo de texto veiculado em campanhas publicitárias e podem ser textos de natureza escrita, oral e visual. Eles estão presentes no nosso cotidiano e possuem o intuito principal de convencer o leitor para a compra de produtos e/ou serviços.
O seu público-alvo possui características comuns, relacionadas a informações como:
Com relação ao tipo de linguagem, os textos publicitários podem ser criados a partir das linguagens verbal (oral ou escrita), não verbal (imagens, fotografias, desenhos) e mista (verbal e não verbal).
A principal função dos textos publicitários é estimular o leitor a consumir um produto ou a aderir a um novo comportamento.
São exemplos resenha crítica jornalística, publicidade, receita de bolo, menu do restaurante, bilhete ou lista de supermercado. É importante considerar seu contexto, função e finalidade, pois o gênero textual pode conter mais de um tipo textual.
Na publicidade e nos anúncios a função da linguagem mais usada é a conativa ou apelativa porque ao fazer o anúncio ou a publicidade o emissor quer chamar a atenção do receptor e influenciá-lo a receber a mensagem levando-o a mudança de comportamento, como por exemplo a comprar aquilo que você não estava nem precisando.
Os meios mais comuns de encontrarmos a linguagem publicitária é nas faixas, cartazes, anúncios, outdoors, revistas, dentre outros. ... De tal modo, para atrair o público ela utiliza a linguagem coloquial, ou seja, a linguagem informal, dinâmica e cotidiana, em detrimento da linguagem formal ou culta.
Linguagem usada em textos de caráter apelativo A função conativa tem ênfase no destinatário, de modo que o objetivo é persuadi-lo através da mensagem transmitida. ... Um dos principais objetivos desse tipo de texto é persuadir o público para comprar um produto ou ir a um evento, por exemplo.