A injeção intramuscular pode ser aplicada no glúteo, no braço ou na coxa, dependendo do tipo de medicamento e da quantidade a administrar:
Nesse método, escolhe-se o local e, a seguir, puxa-se firmemente a pele para a face externa da nádega. O local da injeção é reexaminado e limpo com solução desinfetante e, a seguir, introduz-se uma agulha em um ângulo de 90° até a profundidade desejada.
Cinco músculos são geralmente selecionados como possíveis locais para administração IM de medicamentos, sendo eles: deltóide, dorsoglúteo, ventroglúteo, vasto lateral e reto lateral.
O volume máximo aplicado não deve exceder 5ml. CONSIDERANDO Carey at ali. (2002), a administração de medicamentos parenterais intramusculares nas regiões dorso-glútea, ventro glútea e vasto lateral da coxa,l a 4 ml, não devendo exceder o volume de 5ml, sendo que na região deltoidiana o volume máximo deve ser 4ml.
Quais são os locais adequados para aplicação de injeções intramusculares. As injeções intramusculares podem ser aplicadas no músculo deltoide, nos glúteos medial e dorsal e no vasto lateral do quadríceps.
Os locais usuais para a aplicação de injeção IM são: o músculo deltóide (região deltóide — D), os músculos da região glútea (região dorso-glútea — DG e região ventro-glútea — VG) e os mús- culos da face lateral da coxa (região da face ântero-lateral da coxa) — FALC).
Maior quantidade de medicamento. Absorção mais rápida por causa da grande vascularização do tecido. Desvantagem: Risco maior de lesar nervos e vasos.
Aplicar o volume máximo de 2ml de medicamento no músculo deltóide e de 5ml, no vasto lateral, dorso glúteo e no ventroglúteo em cada aplicação e em clientes adultos. Aplicar até 1ml em músculos de crianças pequenas e lactentes e 0,5 mlem recém- nascidos. Doses maiores deverão ser fracionadas.
O músculo deltoide tem como limitações em seu uso, o fato de possuir pouca massa muscular admitindo volume máximo de injeção de 0,5 a 1 ml, além de pequena margem de segurança para lesão dos nervos radial e axilar.
2 — Condições da droga: 2.
Absorção mais rápida e completa; Maior precisão em determinar a dose desejada. Obtenção de resultados mais seguros; Possibilidade de administrar determinadas drogas que são destruídas pelos sucos digestivos.
Injeções Intramusculares depositam a medicação profundamente no tecido muscular, o qual é bastante vascularizado, podendo absorver rapidamente. Esta via de administração fornece uma ação sistêmica rápida e absorção de doses relativamente grandes (até 5 ml em locais adequados).
A escolha correta da via de administração de medicamento é de suma importância, pois, quando mal escolhida, pode acarretar em baixa absorção e consequente diminuição da eficácia clinica, não apresentando efeito esperado, o que certamente levaria ao insucesso do tratamento.
Tem uma duração de ação curta; Não pode ser usado quando a pessoa está inconsciente ou não cooperante; Permite apenas a administração de pequenas doses; Difícil de usar com substâncias ativas com sabor desagradável.