adjetivo Que provoca impulso; que se consegue impulsionar; que impulsiona: impulsionador. Aquele que se comporta por impulso; que age sem reflexão; irrefletido. Que tem facilidade para se enraivar; genioso. substantivo masculino Aquele que se comporta por impulso; indivíduo que age sem reflexão.
Costuma entender-se por burguesia uma camada social da Era Moderna, que abrangia tanto banqueiros e ricos comerciantes quanto pequenos comerciantes e jornalistas. Como parte do terceiro estado, a burguesia não tinha acesso o poder político monopolizado pelo clero e pela nobreza.
Resposta: Porque os burgueses eram uma nova classe social formada por comerciantes enquanto nobres eram reis e nobres, então os burgueses tinham essa rivalidade por serem ricos mas não serem considerados pelos nobres por não ser de "sangue azul " ou nascido nesse meio.
O termo “burguesia” designa a classe social dominante do sistema capitalista e está formada por proprietários de bens ou capitais. O conceito de burguesia foi mudando com o tempo: na Idade Média eram os comerciantes; e durante a Revolução Industrial, os banqueiros e empresários. ...
Os burgueses, em termos históricos, eram as pessoas que habitavam nos burgos, as zonas comerciais das cidades medievais, representando a classe comerciante. Em termos marxistas, os burgueses eram os membros da burguesia, ou seja, os detentores dos meios de produção: são os donos das fábricas e das terras.
Na idade média a classe social denominada burguesia era composta pelos comerciantes, ao contrário da nobreza que detinha o poder político a burguesia possuía o poder econômico, poder este proveniente da sua atividade comercial e a burguesia foi a classe social responsável por derrubar a nabreza, a qual permanecia como ...
No século XII, os mercadores passaram a organizar as feiras (importantes locais comerciais). ... Dos burgos surgiram os burgueses (a nova classe social, chamada burguesia), importantes comerciantes que foram fundamentais para o desenvolvimento da mentalidade capitalista.
Resposta: A burguesia consiste na classe social dominante dentro do sistema capitalista. ... Essa classe social pode ser dividida em: alta burguesia (aquela que de fato detém os meios de produção); média burguesia (comerciantes e profissionais liberais); e pequena burguesia (pequenos comerciantes e artesãos).
A classe começa a ganhar força a partir da reabertura do mar Mediterrâneo no final da Idade Média, o que possibilitou a retomada das atividades comerciais entre ocidente e oriente. Inicialmente eram, portanto, comerciantes portuários, que se concentravam principalmente nas cidade italianas, em especial Veneza e Gênova.
No âmbito social, esse período não foi muito diferente da Alta Idade Média, pois os três grandes grupos sociais eram a nobreza, formada pelos reis e nobres; o clero, formado por representantes da Igreja; e os camponeses, em sua grande maioria, servos que trabalhavam nas terras que pertenciam à nobreza.
A influência do surgimento da burguesia na transformação jurídica europeia durante a baixa Idade Média pode ser observada pelo surgimento das cidades, o desenvolvimento comercial. O artesanato e as Corporações de ofício.
- O surgimento da burguesia, nova classe social que dominava o comércio e que possuía alto poder econômico. Esta classe social foi, aos poucos, tirando o poder dos senhores feudais; ... - No final do século XV, o feudalismo encontrava-se desarticulado e enfraquecido. Os senhores feudais perderam poder econômico e político.