1. Pretenso remédio universal para todos os males físicos e morais. 2. [Figurado] Tudo aquilo que se considerava válido para resolver qualquer problema.
1 Dar remédio a; curar ou minorar com remédio: O médico remediou, primeiramente, os doentes que estavam em estado grave. 2 Socorrer, munindo do que for preciso para atenuar dor física ou moral: Os voluntários remediaram os desabrigados, fornecendo-lhes roupas, agasalhos e alimentos.
Significado de Beberagem substantivo feminino Bebida desagradável. Água enfarelada para animais.
Na mitologia grega, Panaceia (ou Panacea em latim) era a deusa da cura. ... Asclépio (ou Esculápio para os romanos), o filho de Apolo que se tornara deus da medicina, teve duas filhas a quem ensinou a sua arte: Hígia (de onde deriva higiene) e Panaceia.
Panaceia (Panákeia) é uma palavra de origem grega que significa, em tradução literal, todo remédio. Na medicina milenar indiana Ayurveda, ela é preparada a partir de uma mistura de especiarias capazes de estimular a excreção de toxinas acumuladas no organismo, fortalecendo assim a imunidade.
Basicamente as pessoas a utilizam para problemas renais. Possui ação diurética, é muito indicada para pedras nos rins e até mesmo infecção urinária. Como apresenta uma ação depurativa, pode ser empregada para uma série de doenças, como úlceras cutâneas, doenças de pele, urticária e eczemas.
O benefício mais conhecido do chá de canela-de-velho é o alívio e combate à diversas dores. O uso contínuo da canela-de-velho já se mostrou eficaz no tratamento de artrose, artrite, tendinite, dor crônica na coluna, torcicolo, bursites, torções, entre outras.
Indicações: TARUMÃ É um dos melhores depurativos do sangue, diurético, sangue grosso, sangue agitado, crianças que babam (chá), combate pressão alta; a raiz é tônica, febrífuga, contra inflamações da bexiga e do útero de diversas doenças da pele. As frutas são comestíveis e para as mesmas doenças.
As propriedades medicinais da capeba incluem a sua ação antirreumática, anti-inflamatória, antianêmica, antiespasmódica, antianêmica, antigonorreica, colagoga, desobstruente, desopilante do fígado, diurética, emoliente, estomáquica, febrífuga, laxativa, sudorífera, tônica e vermífuga.
Para que serve a capeba? Conheça essa planta medicinal brasileira
Banho. O banho de capeba é feito a partir do cozimento das folhas e raízes da planta. É bastante utilizado para tratar infecções na pele, por causa do seu efeito anti- inflamatório. Pode ser um grande aliado no tratamento de espinhas.
Como a folha é rica em óleos essenciais, é bastante aromática e deve ser utilizada com cuidado por conta de sua "picância". Refogada pode substituir a couve, escarola ou o espinafre em diferentes receitas. O chá das folhas é bastante utilizado pela medicina popular.
A planta também é conhecida por auxiliar na digestão e o organismo no envelhecimento das células. Outra característica da capeba é fazer com que a pessoa soe mais. Com a perda de líquido, o organismo emagrece mais rápido, com a eliminação das substâncias consideradas tóxicas.
A mistura das folhas de mastruz batidas com leite são muito utilizadas popularmente para ajudar no tratamento de doenças respiratórias, como bronquites e tuberculose, devido a associação dos efeitos fortificantes do sistema imune e expectorantes destas substâncias.
As folhas do mamão são repletas de minerais importantes, como o cálcio, o magnésio, o ferro e outros. Além disso, é fonte de antioxidantes flavonoides, ótimos para a imunidade.
O sumo de folha de mamão tem de ser feito a partir de folhas frescas batidas com água em liquidificador. A folha não deve ser muito nova nem muito velha.
O chá de limão é cítrico e tem uma boa quantidade de óleos essenciais que são benéficos para o organismo. A folha de limão ajuda em problemas gástricos, como gases e aumenta a imunidade a doenças.
Além disso, a acerola ajuda a combater o estresse, fadiga, problemas do pulmão e do fígado, varicela e poliomielite, por exemplo, já que possui propriedades antioxidantes, remineralizantes e antiescorbúticas.
Modo de Preparo
Assim como a laranja e o limão, a acerola é rica em vitamina C, o que estimula o bom funcionamento das células de defesa do corpo. Para fazer o suco de acerola é preciso colocar no liquidificador 1 copo de acerolas com água e bater bem. Em seguida, coar, adoçar com mel e beber logo depois.
Age na síntese de colágeno (rejuvenescimento da pele), estimula o sistema imunológico e combate distúrbios na coagulação sanguínea e lesões hepáticas. Para aqueles que estão com quilinhos a mais, o chá das folhas de acerola também auxilia no emagrecimento!
A acerola pode ser usada no preparo de sucos detox, pois é rica em fósforo, cálcio e vitaminas do complexo A, C, B1 e B6, magnésio e potássio....2. Receita de suco detox com acerola e couve
Pele mista - Frutas amareladas como a manga, a banana e a acerola. Hidratam a pele para que nos dias de calor, ela não fique oleosa. Indicados também para quem necessita de vigor e firmeza na pele. Deixar agir por 20 minutos.
Alguns estudos mostram, inclusive, que o extrato das folhas de goiaba apresentam benefícios que, por similaridade, podem ser encontrados no chá, como alívio de cólicas menstruais, controle dos níveis de açúcar no sangue e do colesterol.
Colocar as folhas de goiabeira e de vassourinha-doce em um recipiente e adicionar água fervida. Tampar, deixar esfriar e coar. Fazer a higiene íntima normalmente e, quando acabar, lavar o local com a infusão durante alguns minutos. Secar com um pano limpo e macio.
Coloque a água filtrada ou mineral em uma panela e leve ao fogo até que comece a borbulhar e esteja bem aquecida. Em seguida coloque as folhas da goiabeira dentro da panela com a água e desligue o fogo. Abafe com uma tampa e deixe descansar por 20 minutos. Passado esse tempo coe e reserve apenas o liquido.
O banho de assento para corrimento feito com as folhas de goiabeira é eficaz no tratamento do corrimento causado por Tricomoníase e Candidíase. Além disso, o remédio caseiro é seguro e não causa efeitos colaterais, nem possui contraindicações.
Como usar o chá de folha de goiaba no cabelo Com os cabelos secos e limpos, aplique o chá no couro cabeludo até notar que está bastante úmido. Com as pontas dos dedos vá massageando a região em movimentos circulares por 10 minutos. "Isso ajuda também na circulação sanguínea", afirma a tricologista.
Basta colocar água mineral ou água filtrada em uma panela e levar ao fogo até que a água comece a ferver. Então, coloque as folhas da goiabeira dentro da panela e desligue o fogo. Abafe essa mistura com uma tampa e deixe descansar por cerca de 20 minutos. Após esse tempo, coe a mistura e reserve o líquido e pronto.
– Para tratar bronquite e tosse: faça um chá de folhas de goiabeira e tome-o por vários dias, até cessarem os sintomas. – Para diarreia: ferva 30 gramas de folhas com um punhado de farinha de arroz em um ou dois copos de água. Beba duas vezes por dia.