EQST

O Que So As Grgulas E Quimeras?

O que são as gárgulas e quimeras?

Uma quimera, ou uma figura grotesca, é um tipo de escultura similar que não funciona como desaguadouros e serve apenas para funções artísticas e ornamentais. Elas também são popularmente conhecidas como gárgulas.

O que são as Gargulas de Notre Dame?

As gárgulas são uma espécie de "guardiões do templo" para lembrar aos fiéis de que nada poderia ameaçá-los lá dentro e que o Mal seria vigorosamente mantido fora. Seu papel técnico, no entanto, não tem nada de sobrenatural: captar a água da chuva e descartá-la a uma boa distância das paredes.

Como podemos chamar a arte gótica?

A arte gótica foi uma expressão artística da Baixa Idade Média (século XII) que perdurou até o Renascimento. Denominada de arte das catedrais, ela era realizada nas cidades. Foi uma reação ao estilo românico e pretendeu rivalizar com os mosteiros e basílicas que eram construídas no campo.

Por que razão os vitrais passaram a ser mais utilizados na decoração de igrejas góticas?

Assim, os vitrais, ao iluminarem as igrejas, também reafirmavam um novo período da história medieval. Os vitrais dão cor e vivacidade às janelas das catedrais góticas medievais. Saiba mais sobre a Arte Gótica e suas principais características.

Como são os desenhos dos vitrais das mesquitas islâmicas?

Linhas curvadas, linhas quadradas, formas retangulares. Linhas quebradas, linhas coladas, formas retangulares.

Como é a decoração das mesquitas?

O complexo arquitetural das mesquitas envolvia sobretudo a construção de um interior com decoração suntuosa, expressa nos arabescos (desenhos em formas geométricas harmônicas), e na caligrafia árabe, com trechos do Alcorão.

Para que servem os vitrais nas mesquitas islâmicas?

Note que os vitrais da Mesquita Azul têm importante função de trazer a luz natural para o ambiente. ... Este, na Mesquita Azul, significa Alá.

Por que os muçulmanos desenvolveram desenhos como os arabescos?

A representação figurativa era considerada uma má imitação de uma realidade fugaz e fictícia. Daí o emprego de formas como os arabescos, resultado da combinação de traços ornamentais com caligrafia, que desempenham duas funções: lembrar o verbo divino e alegrar a vista.