As ondas são perturbações que se propagam pelo espaço sem transporte de matéria, apenas de energia. O elemento que provoca uma onda é denominado fonte, por exemplo, uma pedra lançada nas águas de um rio gerarão ondas circulares. ... A parte da Física que estuda as ondas e suas características é chamada de ondulatória.
Nas ondas eletromagnéticas, o campo elétrico, o campo magnético e a direção de propagação são perpendiculares entre si; ... Quando atravessam meios materiais, como o ar ou a água, sua velocidade de propagação diminui, enquanto o seu comprimento de onda aumenta, de modo que a sua frequência não se altera.
Resposta. Assim como qualquer outra onda, as características são: comprimento de onda, frequência, amplitude e velocidade de propagação. As ondas eletromagnéticas se propagam tanto no vácuo quanto na matéria e sua direção de vibração é perpendicular a direção de propagação, isto é, uma onda transversal.
O ultra-som aumenta o movimento molecular, provocando maior vibração e colisão entre as moléculas e gerando efeito térmico.
O que diferencia uma onda eletromagnética da outra é o seu comprimento de onda (?= lambda), isto é, a distância entre dois picos consecutivos de uma onda.
Ondas eletromagnéticas não precisão de um meio material (ar, água, ferro...) para se propagar, ou seja podem se propagar no vácuo. Já as ondas mecânicas (som) só se propagam por um meio material exemplo o ar, e não propagam-se no vácuo. ... Por meio da comparação do comprimento de onda e da frequência.
As frequências das ondas de rádio utilizadas pelos aparelhos celulares modernos estendem-se entre 450 e 2000 MHz (Mega Hertz – 106 Hz), que podem variar de acordo com as características da rede local de cada país.
Resposta: Micro-ondas é transversal e o rádio também é transversal. Explicação: Transversal é em que cada parte da onda oscila para cima e para baixo em relação ao eixo de propagação.
A relação entre ondas de rádio e as micro-ondas é que as duas são ondas eletromagnética, porém a diferença é que as ondas de rádio, são ondas com frequências acima da luz já a do micro ondas são inferiores.
A migração já está ocorrendo há algum tempo e agora ela deve evoluir em uma velocidade maior. Nesta quinta-feira, o presidente da República em exercício, Rodrigo Maia, assinou o decreto que abrirá o prazo de 180 dias para as rádios que ainda operam na faixa AM solicitarem a migração para a FM.
“A faixa AM é correspondida entre 500 e 1600 Quilohertz e opera em amplitude modulada. Ela tem uma resposta de freqüência inferior a FM, porém, um alcance maior. Já a FM esta entre 88 e 108 Megahertz. Sua resposta de frequência é maior e seu alcance menor, sendo, portanto, o oposto da AM.
Resposta. Nas ondas AM, o comprimento de onda é grande, alguns metros. São bem refletidas na atmosfera. Entre VHF e UHF, a diferença é a frequencia, onde as VHF usa as frequências de 30 MHz a 300 MHz e UHF de 300 MHz a 3 GHz (3.
O que definirá a clareza e o alcance do sinal são a amplitude e a frequência dessas ondas, ou seja, a força com que elas são emitidas para o ar e a regularidade dos pulsos enviados pela torre emissora.
Resposta: Explicação: Por que essas ondas se refletem na ionosfera e retornam à Terra. ... Porém isso só é possível para as rádios que transmitem em ondas cuja frequência esteja abaixo dos 60 KHz.