A micro-história é um gênero historiográfico surgido com a publicação, na Itália, da coleção "Microstorie", sob a direção de Carlo Ginzburg e Giovanni Levi, pela Editora Einaudi, entre 1981 e 1988. ... O autor assinala que a micro-história deveria servir como um "zoom" em uma fotografia.
A principal característica da Micro-História é analisar os “marginalizados” da História, isto é, contar as histórias de personagens não conhecidos, mas importantes. ... Para alguns historiadores, a história era vista de cima para baixo e os grandes eventos ocultavam os personagens que também possuíam seu papel de destaque.
A análise macro-histórica é um método histórico, que tem como objetivo a identificação de tendências gerais ou de longo prazo na história.
O método histórico, também chamado de método crítico ou crítica histórica, compreende o conjunto de técnicas, métodos e procedimentos usados pelos historiadores para gerenciar fontes primárias e outras evidências (arqueologia, arquivística, disciplinas auxiliares da história, etc.)
A investigação histórica consiste, essencialmente, em lidar com os vestígios da ação humana passada e apresentá-los ao espectadores presentes de forma responsável, clara e interessante.
Historiador é o profissional que estuda o passado humano em seus vários aspectos: economia, sociedade, cultura, ideias e cotidiano. O historiador investiga e interpreta criticamente os acontecimentos, buscando resgatar a memória da humanidade e ampliar a compreensão da condição humana.
O historiador é o profissional que tem como missão investigar, escrever e analisar a história. Essa função é tida como uma profissão desde século XIX.