Resposta: O ar apresenta um papel importantíssimo para a manutenção da vitalidade dos solos, que influi sobre a intensidade de reações químicas e biológicas que se processam nos mesmos, sendo também indispensável na respiração das raízes.
Podemos também notar a presença de ar na água observando a respiração dos peixes. É do ar presente na água que eles retiram o oxigênio de que necessitam. O ar ocupa os espaços vazios entre os componentes do solo. Quando a água entra nesses espaços, o ar sai formando pequenas bolhas na água.
Poluição do solo Ocorre principalmente pelo acúmulo de agrotóxicos e de lixo, como restos de embalagens, comidas, plásticos, etc. Esse tipo de poluição compromete a vida dos seres vivos que ali habitam, e é capaz de contaminar os lençóis freáticos (água que fica acumulada abaixo do solo).
A poluição do solo, também chamada de contaminação do solo, é causada pela introdução de substâncias químicas ou pela alteração desse ambiente pela ação humana. Além de poluírem o solo, esses elementos químicos também poluem a água e o ar.
Os principais elementos de contaminação das águas são gerados pelas atividades domésticas, agrícola e industrial como o lançamento de esgoto, produtos químicos diversos, óleo, celulose, tintas, plástico, dentre outros.
Conheça os 8 maiores poluentes da água e saiba como eles podem contribuir para a sua escassez.
Os principais tipos de poluição das águas são: poluição biológica, térmica, sedimentar, química e radioativa.
Poluição Sonora - Excesso de ruído ou barulho. Poluição da Água. Poluição do Solo. Poluição Visual.
Poluição da Água Lançamento de esgoto em ambientes aquáticos. Despejo de lixo diretamente no mar, rios ou lagos. Vazamento de petróleo decorrente de acidentes marítimos. Poluição dos lençóis freáticos com os pesticidas que são levados pela chuva.
Não é preciso muito: atitudes simples no dia a dia podem ajudar a minimizar os danos causados no meio ambiente.
Substâncias poluentes mais agressivas ao ser humano
Indústria que mais polui o meio ambiente depois do setor do petróleo. É fácil citar a indústria do petróleo como principal vilã da poluição.
Chumbo, cromo, mercúrio, amianto, cádmio e compostos orgânicos voláteis – os poluentes mais comuns e mais mortais do planeta – já diminuíram 17 milhões de anos de vida nos países em desenvolvimento*. Isso só em 2012.
É fácil citar a indústria do petróleo como principal vilã da poluição. Mas poucos talvez saibam que o segundo lugar nesse ranking pertence à indústria da moda.