Estações geodésicas permitem captar um conjunto de informações planimétricas, altimétricas e gravimétricas, utilizadas para referência em atividades de posicionamento e às demais estações estabelecidas pelo IBGE para correção e verificação de imagens do território.
Para se estabelecer um SGR, no Brasil e na época, vários ajustes eram necessários para se definir um sistema geodésico. Antes do advento tecnológico da computação, estes ajustes eram feitos com calculadoras mecânicas e com o uso das tábuas de logaritmo. Com essa tecnologia estabeleceu-se o Datum Córrego Alegre de 1949.
DATUM: é um sistema de referência utilizado para o cômputo ou correlação dos resultados de um levantamento. Existem dois tipos de datums: o vertical e o horizontal. O datum vertical é uma superfície de nível utilizada no referenciamento das altitudes tomadas sobre a superfície terrestre.
Este é o Datum utilizado no Sistema GPS. No Brasil, temos outros modelos da Terra e o Datum oficial do país definido pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) chama se ‐ SIRGAS 2000 - Sistema de Referência Geocêntrico para as Américas, ano 2000.
Existem vários data (plural de datum) mundialmente falando, no entanto no Brasil três são reconhecidos pelo nosso órgão oficial IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). São eles: CÓRREGO ALEGRE, SAD69 e o SIRGAS2000, este último o datum oficial desde de fevereiro de 2015.
Coordenadas geográficas Para representar uma coordenada geográfica, deve-se especificar a latitude e a longitude em graus, que podem ser no formato negativo ou positivo, ou utilizar-se das indicações Norte (N), Sul (S), Leste (E) e Oeste (W).
A Latitude e a Longitude são dois conceitos importantes da geografia os quais consideram as linhas imaginárias do Equador e o Meridiano de Greenwich e são muito importantes para a cartografia e a localização exata dos locais do planeta.
Suas coordenadas são a latitude e a longitude e o princípio utilizado é a graduação (graus, minutos e segundos). Os paralelos e os meridianos são indicados por graus de circunferências. Um grau (1°) equivale a uma das 360 partes iguais em que a circunferência pode ser dividida.
A latitude compreende a distancia, em graus, de qualquer ponto da superficie terrestre em relação do equador, principal paralelo a terra. Além disso, pode-se evidenciar que a longitude é a distancia, em graus, de qualquer ponto da Terra em relação a Greenwich, estabelecido como o principal meridiano do planeta.
A longitude é a distância em graus, de qualquer ponto da superfície terrestre em relação ao meridiano de Greenwich (0º). A longitude varia de O a 180 graus, nos hemisférios leste e oeste, sendo que o meridiano 180° é o antimeridiano de Greenwich e, portanto, o limite entre os dois hemisférios.
Todo meridiano possui uma unidade de medida, chamada de longitude, que é a distância, em graus, entre qualquer meridiano e Greenwich, que possui longitude 0º. Tudo o que estiver a oeste dessa linha faz parte do hemisfério ocidental, e o que estiver a leste faz parte do hemisfério oriental.
A latitude é a medida entre um determinado ponto da superfície terrestre e a Linha do Equador. Ela varia de 0º a 90º, para o sul e ou para o norte.