Abreviam-se todas as palavras do título, suprimindo-se em geral artigos, conjunções, preposições e locuções similares. Quando o título do periódico contém nome de pessoa, reproduz-se na íntegra esse nome e abreviam-se as demais palavras do título.
Na referenciação bibliográfica de artigos de revistas e jornais, o título do periódico deve ser grafado por extenso, com as letras iniciais em maiúsculas, exceto artigos e elementos de ligação (preposições, conjunções e afins) que não iniciem o título, que devem ser sempre mantidos em minúsculas.
Para auxiliar pesquisadores na busca por periódicos científicos, a CAPES oferece a Plataforma Sucupira. Além de permitir a busca de revistas por área, a Plataforma mostra o conceito Qualis de cada publicação.
substantivo masculino Jornal, revista, boletim que aparece em épocas certas: periódico jornalístico. Etimologia (origem da palavra periódico). Do latim periodicus.a.um; pelo grego periodikós.
Resposta. O jornal pública notícias e a revista pública reportagens, ou seja, a revista tem periodicidade maior, semanal ou mensal enquanto o jornal é diário.
Segundo a norma NBR 6023/2002, da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, um periódico científico é definido como “tipo de publicação seriada, que se apresenta sob a forma de revista, boletim, anuário, etc.
citações a periódicos, tanto internacionais quanto nacionais, são elementos de que nenhum trabalho acadêmico pode prescindir, pois a falta dessa importante fonte de informação pode significar uma grande perda para a completude e a atualização dos trabalhos oriundos da obtenção do grau.
Escolher a revista para publicar seu artigo pode até parecer uma tarefa fácil....Listamos aqui seis pontos importantes e que você deve ficar atento na hora de escolher:
DESENVOLVER O ARTIGO PARA O PERIÓDICO CERTO
Um pré-requisito básico para a escolha de uma revista científica, segundo especialistas ouvidos, seria o próprio conteúdo que elas publicam. O contato diário com a literatura científica aos poucos permite ao pesquisador perceber que algumas revistas publicam trabalhos consistentes e interessantes, enquanto outras, não.
Para o cálculo, as revistas devem estar indexadas na base de dados da ISI. Para o cálculo, utiliza-se o número de citações recebidas pelos artigos publicados naquele periódico nos dois anos anteriores à avaliação, dividido pelo número de artigos publicados no período.
O cálculo é feito somando-se as citações dos artigos recebidas no ano do cálculo do fator de impacto e dividindo esse número pela quantidade de artigos publicados nos dois anos antecedentes a esse cálculo.
Assim, além de atingir a pontuação, é importante para o programa que os orientadores publiquem em revistas com fator de impacto acima de 3,13 (A2 ou A1), tendo como prioridade revista com FI maior que 4,30 (A1).
Para o cálculo do Fator de Impacto de um periódico, leva-se em consideração o número de citações recebidas pelos artigos publicados no periódico nos dois anos anteriores à avaliação, dividido pelo número de artigos publicados no período.
O fator de impacto de uma revista é obtido a partir do Journal Citation Reports (JCR) é uma publicação anual do Instituto de Informação Científica, uma divisão da Thomson Reuters. Fornece informações sobre revistas acadêmicas nas ciências sociais e ciências.
Dessa forma, o QUALIS afere a qualidade dos artigos e de outros tipos de produção, a partir da análise da qualidade dos veículos de divulgação, ou seja, periódicos científicos. O QUALIS Periódicos está dividido em oito estratos, em ordem decrescente de valor: A1, A2, B1, B2, B3, B4, B5 e C.
Criado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em 1988, o Qualis Periódicos é um conjunto de procedimentos utilizados na avaliação de periódicos científicos no Brasil. Esse instrumento é fundamental quando se trata da produção intelectual, já que classifica os periódicos científicos.
A classificação no Qualis Livros é feita por comissões de consultores, cada qual focando um conjunto específico de áreas do conhecimento e seguindo critérios da área. Os critérios para atribuição de qualidade a um periódico variam entre áreas e, também, de ano para ano.