Como o próprio nome diz, uma característica qualitativa se refere a uma qualidade, ou um atributo que não é medido (mensurado) e, geralmente, afeta a aparência do animal. ... Características qualitativas são consideradas variáveis discretas, isto é, aparecem nas populações em algumas poucas variações do fenótipo.
Além disso, a informação contábil-financeira pode ser melhorada se ela for comparável, verificável, tempestiva e compreensível. Portanto, as características qualitativas de melhoria são: COMPARABILIDADE, VERIFICABILIDADE, TEMPESTIVIDADE e COMPREENSIBILIDADE.
Resposta. Corrigindo: Os caracteres qualitativos são aqueles governados por um ou poucos genes. Denominados de variáveis discretas por apresentarem classes fenotípicas facilmente separáveis umas das outras, podem ser associadas a um ou poucos genótipos.
A diferença primordial que existe entre a genética quantitativa e qualitativa reside no fato da existência de um gene maior cujo efeito pode ser avaliado em classes discretas, mesmo sob efeito do ambiente.
BRIQUET Jr., (1967) define correlação genética como a probabilidade que dois ou mais caracteres de serem afetados pelos mesmos genes.
Onde: • A = efeitos genéticos aditivos: resultam da ação direta de cada alelo, nos cromossomos homólogos. Somente estes são HERDÁVEIS, passam dos pais para progênie. dos alelos nos cromossomas homólogos, dentro do mesmo loco (interação intra-loco).
A ação gênica aditiva é o componente aditivo da característica que é atribuído ao mérito genético médio das raças parentais e é a parte herdada de pai para filho. Na ação gênica dominante o gene predomina em seu efeito sobre o desempenho em que alelos dominantes controlam a expressão do caráter.
Os fenômenos biológicos da radiação são uma conseqüência dos fenômenos físicos e químicos. Alteram as funções específicas das células e são responsáveis pela diminuição da atividade da substância viva, por exemplo: perda das propriedades características dos músculos.
Significado de Radiossensibilidade substantivo feminino Sensibilidade dos tecidos vivos à ação dos raios ionizantes.
O conceito de radiossensibilidade pode ser descrito como uma característica intrínseca a qual é associada com a ocorrência dos efeitos adversos da radiação ionizante sobre o corpo humano.
Quanto mais diferenciada for a célula, maior é sua resistência à radiação; • Quanto mais jovem for o tecido ou órgão, mais radiossensível ele será; • Quanto maior a atividade metabólica, maior a radiossensibilidade; Quando a taxa de proliferação celular e a taxa de crescimento tecidual aumentam, a radiossensibilidade ...