A anemia geralmente é grave (Hb < 10 g/dL), com valores de VCM normais (normocítica). Ela é considerada hipoproliferativa, pois os reticulócitos estão diminuídos ou normais. O RDW é normal ou um pouco diminuído. A dosagem de ferro sérico é baixo, e a de ferritina pode estar normal ou elevada.
2) classificou a anemia em:
Anemia carencial é a falta de nutrientes vitais como o ferro, ácido fólico e vitamina B12. A deficiência de ferro é a maior causa de anemia no mundo, principalmente em países em desenvolvimento.
As anemias carenciais são um grupo de anemias caracterizadas por apresentar carência de elementos fundamentais para a eritropoese: ferro, vitamina B12 ou folato. A anemia ferropênica é uma das doenças mais frequentes no mundo, já que a deficiência de ferro é uma das deficiências nutricionais mais prevalentes.
Os principais tipos de anemias macrocíticas são:
Doenças Carenciais são aquelas provocadas pela não absorção de algum tipo de substância (vitaminas e minerais) necessária ao organismo. As principais são as hipovitaminoses eavitaminoses, causadas pela carência dos diversos tipos de vitaminas.
Existem doenças carenciais, cuja causa é a falta de determinados alimentos essenciais à vitalidade do organismo. As principais doenças carenciais que serão aqui tratadas são as hipovitaminoses, a anemia ferropriva e o bócio endêmico.
Há inúmeras doenças metabólicas, como por exemplo colesterol alto(dislipidemia), gordura no fígado(esteatose), obesidade, diabetes e osteoporose.
As doenças infectocontagiosas são aquelas de fácil e rápida transmissão, provocadas por agentes patogênicos, como o vírus da gripe e o bacilo da tuberculose. Em algumas ocasiões, para que se produza a doença, é necessário um agente intermediário, transmissor ou vetor.
Doença Infecciosa Transmissão de um agente patogênico especifico para um hospedeiro susceptível. Doença Contagiosa: Agente infeccioso transmitido diretamente, de outros humanos ou animais infectados.
A artrose, osteoartrose ou artrite degenerativa é uma doença que acomete a cartilagem das articulações, principalmente as que suportam peso ou que fazem movimentos em excesso, tais como: o joelho, coluna, quadril e os pés.
adjetivo Que produz degeneração; que destrói as características originais de algo: o Parkinson é uma doença que tem um efeito degenerativo no sistema nervoso central.
Doenças crônico degenerativas são aquelas que, aliadas a um conjunto de fatores, levam à deterioração progressiva da saúde. A sua etiologia é multifatorial e sabe-se que existe uma interação entre comportamento, meio ambiente e perfil genético.