Explicação: No final da Antiguidade, com a chegada do Cristianismo, que foi difundido por alguns, trouxe algumas mudanças na forma como as pessoas com deficiência eram vistas e tratadas pela sociedade.
Os recém-nascidos eram examinados por um conselho de anciãos que ordenava a eliminação dos que tivessem alguma deficiência. ... Em outras palavras, as pessoas com deficiência eram impedidas do convívio social, só que não mais eliminadas e, sim, institucionalizadas até a morte.
Na deficiência intelectual a pessoa apresenta um atraso no seu desenvolvimento, dificuldades para aprender e realizar tarefas do dia a dia e interagir com o meio em que vive. Ou seja, existe um comprometimento cognitivo, que acontece antes dos 18 anos, e que prejudica suas habilidades adaptativas.
Em resumo, a principal diferença entre deficiência intelectual e doença mental é que, na deficiência intelectual, há uma limitação no desenvolvimento das funções necessárias para compreender e interagia com o meio, enquanto na doença mental, essas funções existem mas ficam comprometidas pelos fenômenos psíquicos ...