EQST

O Que Uma Afirmaço Equivalente?

O que é uma afirmação equivalente?

Dizemos que duas proposições “p” e “q” são equivalentes se os resultados de suas tabelas-verdade são idênticos (ou seja, as colunas com os valores de p e q são iguais). Para dizer que “p” e “q” são equivalentes, escrevemos “p = q”.

O que é uma proposição equivalente?

Dizemos que duas proposições são logicamente equivalentes quando elas apresentam a mesma informação, embora de maneiras diferentes.

O que é uma proposição simples?

As proposições simples são aquelas que declaram algo sem o uso de conectivos, que são: “e” (conjunção), “ou” (disjunção inclusiva), “ou…, ou…” (disjunção exclusiva), “se…, então…” (condicional) e “… se e somente se…” (bicondicional). Quando conectamos duas ou mais proposições simples, formamos uma proposição composta.

O que é uma proposição em matemática?

Proposição: É uma sentença declarativa, seja ela expressa de forma afirmativa ou negativa, na qual podemos atribuir um valor lógico “V” (verdadeiro) ou “F”(falso). Uma proposição também pode ser expressa por símbolos.

O que é uma proposição condicional?

Basta a verdade de A para que B seja V. ou seja, B segue de A necessariamente. Não é possível ter A verdadeira e B falsa. ... Por essa razão é que proposições como P são ditas proposições condicionais, ou simplesmente condicionais.

O que é Pvq?

Simbolicamente: “p v q” (lê-se: “p OU q”). Condicional: chama-se proposição condicional ou apenas condicional representada por “se p então q”, cujo valor lógico é falsidade (F) no caso em que p é verdade e q é falsa e a verdade (V) nos demais casos.

O que é um valor lógico de uma proposição?

Valores lógicos de uma proposição: O valor lógico de uma proposição é V se a proposição for verdadeira e F se ela for falsa. Proposições simples e composta: Proposição simples é aquela que expressa uma única idéia, ou seja, não contém nenhuma outra proposição como parte integrante de si mesma.

Quando uma proposição implica em outra?

Proposição é uma sentença declarativa afirmativa que pode assumir um valor de Verdadeiro (V) ou Falso (F). ... Uma proposição implica logicamente outra quando, e somente quando, para cada atribuição de valores verdade que torna uma proposição verdadeira, também tornam sua implicação verdadeira.

O que é uma implicação lógica?

Relação lógica entre duas proposições P e Q, expressa pela fórmula lógica se P então Q (P→Q), em que se P é verdadeira então Q também tem que ser verdadeira, porque a informação contida em Q está também incluída em P.

O que é asserção é proposição?

Asserção: uma declaração (afirmação, sentença declarativa). Proposição: uma asserção que é verdadeira (V) ou falsa (F), mas não ambos.

O que caracteriza uma condicional filosofia?

O argumento condicional é aquele que parte de premissas que são apenas prováveis ou submetidas a determinadas condições. ... Os argumentos condicionais são um modo de estabelecer a validade da argumentação, segundo a relação entre dois polos: um é o antecedente, e o outro o consequente, dados na forma Se p, então q.

O que é argumento dedutivo exemplo?

Um argumento dedutivo é aquele no qual a conclusão se segue necessariamente das razões ou premissas. Isso quer dizer que, se as premissas forem verdadeiras, a conclusão também será verdadeira, pois não existe a menor possibilidade de que seja falsa. ... Esse é um exemplo clássico de argumento dedutivo: Todo homem é mortal.

O que é um argumento válido?

Em um argumento válido, a veracidade das premissas é garantia da veracidade da conclusão. A validade de um argumento depende, portanto, apenas de sua forma e não de seu conteúdo ou da verdade e falsidade das proposições que o compões.

O que quer dizer a palavra silogismo?

O silogismo determina um argumento ou um raciocínio dedutivo, o qual é formado por três proposições que estão interligadas. Na filosofia, o silogismo é uma doutrina pertencente à lógica aristotélica e que está baseada na dedução.

O que é falácia de um exemplo?

A falácia é um tipo de argumento utilizado com a intenção de parecer correto, porém quem opta por esse recurso geralmente omite algumas informações por trás do discurso. Por definição, a falácia se refere a qualquer ideia equivocada ou falsa crença em algo. Como, por exemplo, na frase “nenhum homem presta”.

O que é um silogismo exemplos?

É constituído de três termos que compõem 3 proposições distintas: uma premissa maior, uma menor e uma conclusão – essencial para estabelecer a relação lógica entre as premissas anteriores. Avaliando esse raciocínio lógico (silogismo categórico), temos como exemplo: “Todos os homens são mortais.

Para que serve o silogismo?

Resposta. Silogismo é um modelo de raciocínio baseado na ideia da dedução, composto por duas premissas que geram uma conclusão. O precursor desta linha de pensamento lógico foi o filósofo grego Aristóteles, conhecido por ser um dos primeiros pensadores e filósofos de todos os tempos.

O que é silogismo e quais as suas regras?

O silogismo é o argumento que, segundo Aristóteles, possui três características: é mediado, dedutivo e necessário. O silogismo é mediado, pois não é apreendido imediatamente da percepção, mas deve usar o raciocínio para compreender o real.

O que é uma premissa?

Significado de Premissa substantivo feminino Fato inicial a partir do qual se inicia um raciocínio ou um estudo; proposição: partiram da premissa de que toda criança tem direitos. [Lógica] As proposições, maior e menor, que completam um silogismo e a partir das quais se retiram os resultados ou conclusões.

O que é um argumento em um texto?

A argumentação é um recurso que tem como propósito convencer alguém, para que esse tenha a opinião ou o comportamento alterado. ... No momento da construção textual, os argumentos são essenciais, esses serão as provas que apresentaremos, com o propósito de defender nossa ideia e convencer o leitor de que essa é a correta.

Como identificar uma argumentação?

Argumentação

  1. Os argumentos devem ter um embasamento, nunca deve-se afirmar algo que não venha de estudos ou informações previamente adquiridas.
  2. Os exemplos dados devem ser coerentes com a realidade, ou seja, podem até ser fictícios, mas não podem ser inverossímeis.

Como se faz um argumento?

Dicas para fazer uma boa argumentação

  1. Faça análises críticas da realidade. ...
  2. Comprove suas análises com fatos. ...
  3. Nunca faça análises desvinculadas da realidade. ...
  4. Não se apoie apenas na opinião de grandes autores. ...
  5. Não faça afirmações muito vagas. ...
  6. Não exponha apenas os fatos.

Como se faz uma boa argumentação?

As melhores maneiras de começar uma frase

  1. Mostrar contraste ou oposição: porém, mas, em vez de, apresar de, contudo, entanto, pelo contrário.
  2. Adicionar um ponto: e, além disso, igualmente, da mesma maneira, de igual maneira.
  3. Apresentar causa e consequência: Dessa maneira, assim, por essa razão, desse modo.