Os pacientes acamados são aquelas situações em que ficam restritos ao leito e requerem alguns cuidados especiais².
9 passos para levantar uma pessoa acamada
A melhor forma de repor a quantidade de água perdida pelo organismo é através da ingestão de água pura. Devemos ingerir em torno de 2 a 3 litros de água diariamente, apesar da água também estar presente naturalmente nos alimentos, e aumentar a quantidade em situações especiais como calor e exercício físico intenso.
Bom, inicialmente, a obrigação de cuidar do idoso, é de seus filhos. E, havendo mais de um filho, cada um responderá de maneira proporcional a sua capacidade. Não havendo filhos ou estes não tendo condições de oferecer os cuidados e/ou alimentos necessários, chamam-se os netos.
Confira 4 dicas essenciais de como lidar com idosos
O idoso deve ir até a beirada da cama, inclinar a cabeça e o tronco para frente com os pés apoiados no chão e ligeiramente separados, segurar os braços de apoio do assento com as mãos e dar impulso; caso o paciente não seja capaz de se levantar sozinho, o cuidador deve segurá-lo pelas costas, usar seus próprios joelhos ...
Posicione-o, apoiando sua cabeça, com o braço esquerdo estendido no chão Ajude-o a dobrar os joelhos. Coloque o braço direito na frente do corpo, com a palma para baixo, perto do peito. Peça ao idoso para se empurrar até a posição sentada, enquanto você o ajuda a ficar de quatro.
Caso você possa ajudar, o cuidador deve posicionar-se à sua frente, e você deve colocar os braços sobre os ombros dele. Você deve manter os pés apoiados no chão e o tronco inclinado para frente. O ajudante, então, vai iniciar a transferência segurando em seus ombros, escápulas ou cintura.
Confira, abaixo, algumas das principais soluções para você transportar a sua cadeira de rodas no carro com praticidade e segurança!
Posicione-se atrás do paciente com a cadeira travada. Passar seus braços sob os do paciente. Cruzar os braços do paciente e segurar em suas mãos os antebraços dele. Trazer o paciente para cima e para trás sentando-o mais de forma adequada e confortável na cadeira.
O ideal é instalar uma rampa que comece fora da piscina e vá até o fundo. Dessa forma, é possível entrar na água por conta própria em sua cadeira de rodas, e no caso dos idosos, eles entrar na piscina andando e aos poucos. O piso deve ser antiderrapante e é necessário ter corrimão dos dois lados.