O espaço perinuclear é um estreito espaço entre as duas membranas lipoproteicas da carioteca e é contínuo ao lúmen do retículo endoplasmático rugoso.
Resposta: Os poros da membrana nuclear possuem a função de permitir a passagem de pequenas moléculas e substâncias. ... Uma das principais moléculas é o RNA, o qual é transcrito dentro do núcleo, e apresenta "prioridade" para a sua passagem para o citoplasma, onde será realizada a síntese de proteínas.
A carioteca é a mesma coisa que membrana nuclear(que envolve o núcleo da célula). ... Função: proteger o material genético encontrado dentro do núcleo; delimitar o espaço nuclear e evitar com que se misture com o citoplasma; e controlar a entrada e a saída de substâncias.
(UFPR) O complexo de poro nuclear é a estrutura que regula o trânsito de grandes moléculas (como RNA e proteínas) entre o núcleo celular e o citoplasma. O número de complexos de poro encontrados no envoltório nuclear pode variar entre diversos tipos celulares.
Estruturas da Membrana Celular: - Poros ou canais: são “falhas” na membrana constituídas por proteínas ou por moléculas lipídicas. Permitem a passagem de moléculas pequenas cujo diâmetro seja inferior ao diâmetro do poro.
Uma proteína receptora que reconhece sinais de exportação nuclear e direciona o transporte do núcleo para o citosol.
A Ran regula a formação e organização da rede de microtúbulos independentemente do seu papel na troca de macromoléculas entre núcleo e citosol. Ran pode ser uma molécula sinalizadora chave a regular a polimerização dos microtúbulos durante a mitose.
Portanto, o processo de transporte entre o núcleo e o citosol ocorre através dos poros existentes na membrana nuclear que permitem a livre passagem de pequenas moléculas de interesse, enquanto as grandes moléculas precisam de sinalizadores de importação e exportação.
Sobre a organização das micelas, podemos destacar que as mesmas se apresentam de maneira desordenada no líquido e sua fluidez pode variar de acordo com o nível de desordem que estão dispostas, isto é, quando se dispõem desordenadamente, o aspecto é mais fluido. Um estado mais organizado apresentar-se-á mais viscoso.
É um movimento no endoplasma celular em forma de uma corrente, onde são observadas algumas organelas se deslocando, como os cloroplastos em células vegetais. É um movimento de deslocamento de algumas células através da emissão de pseudópodes. Ex.: leucócitos ou glóbulos brancos e alguns protózoários, como as amebas.
Os quatro tipos de deslocamento que esse tipo de célula pode realizar são, o movimento ameboide, a contração muscular, a movimentação dos cromossomos no momento da divisão celular e os movimentos dos cílios e flagelos.