Sintomas da uremia
O tratamento medicamentoso correto, a correção dos fatores agressivos, controle das outras doenças de base como hipertensão e diabetes, melhora do estilo de vida e uma alimentação correta podem fazer com que haja uma discreta melhora da creatinina, e o mais importante, podemos mantê-la estável no decorrer dos anos, ...
Uma dieta hipoproteica, com restrição sobretudo de carne vermelha de origem animal é recomendada. Pacientes com problemas renais devem também restringir sal, alimentos muito ricos em potássio ( como água de coco, banana ) e obrigatoriamente evitar carambola.
Assim, pode ser indicado pelo nutricionista a diminuição do consumo de proteínas, sal e alimentos ricos em fósforo e potássio. Confira como deve ser a alimentação para insuficiência renal.
Veja abaixo as principais fontes destas substâncias
Como controlar o fósforo?
Estes seriam as pêras, ameixa branca, maça, morangos, manga, melancia (por cada 100gr tem 93,6ml de agua), pepino, ervilhas, cebola cozida, couve branca cozida. Uma alimentação correta é fundamental para a saúde. Para o doente que faz Hemodiálise (HD), uma alimentação equilibrada irá melhorar a sua qualidade de vida.
Alguns alimentos com alto teor de potássio que as pessoas com DRC devem limitar ou evitar incluem:
Dicas para diminuir o potássio dos alimentos
A causa mais comum é a perda excessiva de potássio na urina, causada pelo uso de medicamentos diuréticos. Vômitos e diarreia também podem levar à baixa quantidade de potássio no sangue a partir do trato digestivo. Hipocalemia dificilmente é resultado de uma dieta pobre em potássio, mas pode acontecer.
A presença de níveis baixos de potássio tem muitas causas, mas normalmente resulta de vômitos, diarreia, distúrbios da glândula adrenal ou do uso de diuréticos. A presença de níveis baixos de potássio pode causar fraqueza muscular, cãibras, contrações ou até paralisia, podendo ocorrer ritmos cardíacos anormais.
O déficit de potássio na corrente sanguínea pode provocar fraqueza muscular, aumento das taxas de açúcar no sangue e nos casos mais graves paragem respiratória, o que pode levar a pessoa à morte.
Abacate: a fruta contém bem mais do que o dobro de potássio do que uma banana: 975 miligramas. Mesmo que não comer um abacate inteiro de uma vez, colocar pedaços em uma salada ou sanduíche também traz bons resultados. 5. Uvas passas: pacotes pequenos com uvas passas têm 322 miligramas de potássio.
Esses alimentos são:
"O nível recomendados de consumo diário de potássio é de um mínimo de 3.
O potássio é necessário para o funcionamento normal de todas as células. Pois regula os batimentos cardíacos, garante o funcionamento adequado dos músculos e nervos. Além de ser vital para sintetizar proteínas e metabolizar carboidratos.
O cloreto de potássio é o sal de escolha para repor estoques de potássio eliminados por diuréticos tiazídicos ou de alça, por diarréia intensa e pelo uso de corticosteróides em consequência de doenças das supra-renais ou nas doenças tubulares renais.
Sua principal função no organismo é de formação da estrutura óssea na construção e manutenção do esqueleto animal dando suporte aos órgãos e músculos. No osso, o fósforo está intimamente combinado com o cálcio na forma de hidroxiapatita. Age sobre o equilíbrio ácido-básico dos fluidos através do sistema-tampão fosfato.
O iodo é um elemento indispensável ao funcionamento do organismo de mamíferos. Esse mineral participa na formação de dois hormônios da glândula tireóide (tiroxina e triiodotiroxina).
Deficiência importante de iodo na gravidez pode causar:
Sua absorção é realizada praticamente toda pelo intestino delgado. Quando não há mais a necessidade do iodo ele é excretado pela urina.