O pesquisador ressalta duas estratégias principais para o controle de nematoides, que são:
Uma das maneiras mais eficientes para prevenção e controle de nematoides, é a manutenção na nutrição do solo, ou seja, utilizar-se de adubos orgânicos como esterco, torta de mamona e cobertura vegetal para suprir as necessidades do solo e assim proporcionar plantas mais fortes e mais resistentes.
Como identificar a presença de nematoides na lavoura O sintoma de ataque em reboleira é um dos pontos-chave para identificar que pode haver nematoides na sua lavoura. O baixo vigor, pouco desenvolvimento da parte aérea das planta e a clorose das folhas são característicos.
As crotalárias, especialmente Crotalaria spectabilis e C. breviflora, e o cravo-de-defunto (Tagetes patula, Tagetes minuta, Tagetes erecta) (Figura 1), são exemplos de plantas antagonistas que são utilizadas em rotação de culturas com sucesso no controle dos nematoides-das-galhas.
Precauções e soluções
Nas lavouras de soja atacadas por nematóides de galhas, geralmente, observam-se manchas em reboleiras, onde as plantas ficam pequenas e amareladas (Figura 1a). As folhas das plantas afetadas às vezes apresentam manchas cloróticas ou necroses entre as nervuras, caracterizando a folha “carijó”.
Atrair joaninhas, utilizar alho, cebola, pimenta e folha de tomate são algumas das dicas que você pode colocar em prática em casa para controlar insetos indesejados.
Há cerca de 6000 espécies na família, distribuídas por mais de 350 gêneros, distinguíveis pelos padrões de cores e pintas da carapaça, além de outras características.