Os amperímetros são instrumentos de medidas elétricas que são usados para determinar a intensidade da corrente elétrica que passa através de um fio ou circuito elétrico. O amperímetro é um dispositivo de medida usado para determinar a intensidade da corrente elétrica que percorre por circuitos e fios condutores.
O wattímetro é um instrumento que permite medir a potência eléctrica fornecida ou dissipada por um elemento. ... Tal como o voltímetro e o amperímetro, o wattímetro ideal mede a tensão sem desvio de qualquer fluxo de corrente, e mede a corrente sem introduzir qualquer queda de tensão aos seus terminais.
O galvanômetro é um aparelho de medida eletromagnética bastante sensível que pode ser usado para medir correntes elétricas de baixa intensidade. O galvanômetro, quando usado para medir corrente elétrica em um circuito elétrico, deve ter o fio do eletroímã conectado em série.
Além disso, o amperímetro automotivo é aplicado para a medição da corrente elétrica de automóveis, no que diz respeito a seu fluxo de corrente elétrica. O instrumento indica se a bateria está sendo carrega ou descarregada pelos aparelhos e equipamentos que consomem a eletricidade do veiculo.
Para medir a corrente elétrica com alicate amperímetro é só selecionar a escala de corrente elétrica alternada e envolver um dos condutores com a garra do alicate amperímetro, assim obtendo o valor da corrente que passa por este condutor.
Medindo Tensão com Alicate Amperímetro Para medir tensão com um alicate amperímetro, conecte as pontas de prova nos bornes comum e no da tensão (geralmente com a letra V, significando Volts). Coloque a chave seletora na posição da tensão que você irá medir, seja alternada ou contínua e na escala dessa tensão.
Alicate Amperímetro: Como funciona? O funcionamento do alicate amperímetro é bem simples! Quando ele vai realizar a função de medição de corrente via alicate, ele usa somente suas pinças. Quando um cabo elétrico está energizado, passa por ele um fluxo de corrente elétrica e esse fluxo gera um campo magnético.
Conecte a ponta de prova vermelha no terminal desenho e a ponta preta no terminal “COM”; Gire a chave seletora de funções para a função ; Conecte as pontas de prova aos terminais a serem testados.
O multímetro é desligado, escolhendo-se a posição correspondente na chave seletora. Deve-se selecionar a escala imediatamente superior ao valor esperado da grandeza que se quer medir.
Portando, se quisermos medir uma corrente de até 10A devemos conectar a ponta de prova no primeiro borne. No caso de corrente muito baixa, de mili ou micro ampere, deve-se usar o segundo borne e para as demais medições como por exemplo tensão, resistência e continuidade, deve-se usar o quarto borne.
Para fazer o teste de continuidade em um condutor elétrico ou resistor, devemos encostar uma ponta de prova em uma extremidade do resistor e a outra ponta de prova na outra extremidade. Se o circuito estiver fechado, a leitura será zero e deve-se ouvir o sinal sonoro do aparelho.
Uma forma mais eficiente é usando um amperímetro e multímetro e fechar um curto em uma ponta do fio que queira. O modo de fazer é bem simples, basta pegar por exemplo o fio vermelho e preto e descascar as pontas e junta-las enrolando uma na outra… simplificando fechando um curto. Conheça curso online CFTV Express!
Encoste a ponteira do multímetro ao centro condutor do cabo coaxial da antena e ao mesmo tempo encoste a outra ponteira no condutor mais externo do mesmo cabo coaxial. Leia o visor enquanto segura as ponteiras para encontrar a resistência.
Passe o fio até a sala onde está a caixa de derivação e teste a continuidade de onde a entrada vem da antena, etc. com a extremidade do fio. Se você receber um sinal de continuidade, significa que o cabo está bom, ou seja, nenhum cabo quebrado na parede.
Conecte o sistema irradiante (cabo + antena que vai ser usado no transmissor) ao Medidor de ROE. 4 – Transmita com o transmissor e através do Knob (potenciômetro de ajuste ) leve a agulha do galvanômetro até o fim da escala (seta azul na imagem acima). A transmissão deve ser feita através de uma portadora em AM.
Para se medir a impedância de uma antena o aparelho mais usado é a ponte de impedância, normalmente um circuito baseado numa ponte de Wheatestone. Na figura 6 temos um circuito deste tipo. Neste circuito Z1 e Z2 são representados pela reatância capacitiva de dois capacitores variáveis que operam no modo diferencial.
Para medir a impedância do cabo, é necessário conectar o cabo à porta de um analisador de rede. Isso é muito fácil com cabos coaxiais de 50 Ohm assimétricos. Isso não é fácil no caso de cabos de 18 Ohm, por exemplo.
Ajuste o medidor de ROE: Todo medidor possui uma chave com duas posições: CAL e ROE (ou SWR) além de um botão para ajuste da escala. Coloque a chave em CAL e ponha o rádio para transmitir. Em seguida, ajuste o botão para o ponteiro do medidor marcar escala cheia.
comprimento elétrico x comprimento da onda no ar x fator de velocidade do cabo. A titulo de comparação: o comprimento da onda de 146 MHz é de 300/146=2,05 metros no ar. BALUN tipo bazooka ou sleeve.
A construção do balun é simples, são de 10 a 15 voltas de fio 18 SWG esmaltado, são 3 fios juntos (trifilar) dando as 14 espiras no ferrite. No esquema acima você pode ver que nos lados das bobinas que estão com um ponto é a onde se iniciou o enrolamento.
Para calcularmos o comprimento de um cabo coaxial que ligará o rádio com a antena devemos saber o seguinte: Fator de encurtamento do cabo. Este fator corresponde a um número, sempre menor do que 1, e que varia de acordo com as características do cabo. Para o cabo RG58, este fator é igual a 0,66 (0,657).
Balun (inglês balanced-unbalanced) é um componente usado em elétrica, áudio e em sistemas de alta frequência para conversão de uma linha balanceada em não-balanceada, e vice-versa.
Balun é um dispositivo que converte sinais elétricos de áudio, vídeo, VGA/XGA de um cabo coaxial para o cabo pares trançados e vice-versa, fazendo o ajuste de impedância necessário. A função do balun no sistema de segurança CFTV é balancear o sinal gerado pela câmera.
O Power Balun fornece alimentação e faz a interconexão das câmeras com o gravador de imagem através de um único cabo de até 300 m de distância, trazendo mais confiabilidade e organização para essas instalações. O Power Balun acompanha os cabos e baluns com conector BNC conforme quantidade de saídas.